Evangelho Mt 8,23-27

A Igreja hoje faz memória dos primeiros mártires. Muitos nem sabemos o nome. São lembrados pelo testemunho que deram em defesa da fé. Os mártires são sementes de Novos cristãos (Tertuliano). O papa João Paulo II já dizia que ‘’O martírio é para poucos, mas a fidelidade cotidiana é para todos’’. No Brasil temos o testemunho de muitos mártires que deram a vida testemunhando o Evangelho, em defesa da vida em diversas realidades.

No Evangelho de hoje, Jesus vem nos alertar para a importância de sentirmos fortemente a sua presença libertadora em todos os momentos de nossa vida; principalmente nos momentos de dificuldades, de turbulência; que sozinhos não conseguiríamos sair. Os discípulos se encontram em apuro devido a uma tempestade que avança, nesse momento pedem socorro ao Senhor que ‘’dormia’’ na barca’’. Ao ser despertado, o Senhor chama a atenção dos discípulos pela sua falta de fé. Em seguida mostra a sua autoridade fazendo com que a tempestade acalmasse.

Nos momentos difíceis de nossa vida, em geral a quem recorremos?  Se o Senhor está conosco a barca não afunda. Vamos convidar o Senhor para entrar na barca de nossa vida? Irmãos /as estamos vivendo hoje uma grande tempestade, o Covid19, tempestade social, conflitos, desempregos, violência, Intolerância, depressão.  Ai muita gente se pergunta, onde está Deus em tudo isso? Isso nos leva a pensar que Jesus está dormindo. Jesus não se ausenta nunca da barca de nossa vida, da barca da Igreja.  Deus jamais abandona os seus filhos, principalmente nos momentos de maiores dificuldades.

O Senhor está no rosto dos que sofrem.  Como os discípulos muitos têm atitude de pânico, de insegurança, incerteza, solidão etc. Não é porque o Senhor está conosco que não teremos dificuldades, problemas, crises. Com Ele conseguiremos superar com mais facilidade.  A fé e a oração nos fortalecem e alimentam a esperança e a confiança no Senhor Jesus. Que por sua vez nos convida a gastarmos a nossa vida em ações de libertação, que gere vida.  

Vamos substituir o medo pela confiança no Senhor. Reconheçamos que só no Senhor encontramos a paz, Ele que domina a fúria dos ventos e o mar, traz a serenidade e tranqüilidade aos nossos corações.  Acreditamos Que o Senhor está no barco de nossas vidas, família e comunidades. Isso nos dá segurança. Peçamos ao Senhor que aumente a nossa Fé.