Evangelho Mt 5,13-16

O Evangelho de hoje, é uma continuidade das Bem Aventuranças ou ‘’discurso da montanha’’. Por que digo isso? Justamente, porque os seguidores de Jesus, os discípulos/as são convidados a viver, colocar em prática o programa das Bem Aventuranças que nos garante a felicidade e a participação do Reino de Deus.

Os dois símbolos Sal e luz têm um grande significado e eram símbolos bem conhecidos das multidões.  Eles vêm nos chamar a atenção da nossa missão nesse mundo enquanto cristãos. Cada um de nós é chamado a ser sal e luz, lá onde nos encontramos, seja no nosso ambiente de trabalho, na família, na pastoral. Independente de onde estejamos testemunhemos o amor e a misericórdia do Pai nesse tempo que nos pede de sermos pacientes, que vivamos a esperança, que sejamos humildes.

A missão dos discípulos é, portanto de dar ‘’sabor’’ ao mundo, de iluminar o mundo com a Luz de Deus. Ser cristão é um compromisso sério, exige de nós atitude profética, que nos obriga a testemunhar o Reino, mesmo em ambientes adversos.  É também ser luz acesa nas escuridões desse tempo de incertezas, tristezas, inquietações, ansiedade, com a missão de apontar caminhos da vida, da Esperança, tolerância, fraternidade, liberdade, do amor, da fé, da aceitação do diferente, de vivermos a paz, de cuidarmos da nossa Casa Comum, do cuidado de um para com o outro, do cuidado da Criação.

Deus é a luz, deixemo-nos iluminar pela sua luz para que depois possamos refletir sempre mais essa poderosa luz.

É uma bela oração para todos nós no final do dia, se nos perguntássemos: ‘’Fui Sal hoje? Fui luz hoje? Esta é a santidade de todos os dias. Que o Senhor nos ajude a entender isso’’.  (Papa Francisco).