Evangelho Lc 9,43b-45

Mas os discípulos não compreendiam o que Jesus dizia

Muitos que ouvem, não quere escutar. Muitos que veem, não querem enxergar. É muito confortador buscar o Cristo que cura, que resolve os problemas, que sacia a fome, mata a sede, perdoa os pecados, conforta com palavras, resolve os problemas. Mas como é difícil, assumir, que o mesmo Cristo glorioso, é o Cristo crucificado.

Assim, foi com os discípulos quando ouviram sobre o destino da cruz: espanto, escândalo, silencio. Como nos custa entender as palavras de Jesus: “Quem quiser me seguir, tome a sua cruz…

Desligamos a imagem do sentido, é assim temos em nossos templos a imagem do crucificado, carregamos a cruz no peito. Agora até está na moda andar com a cruz no pulso, na camiseta, até tatuada na pele. Mas será que realmente recordamos a realidade da imagem, o quanto é cruel ver que a imagem de nosso Salvador é um homem pregado numa cruz? Creio que as vezes avançamos rápido demais pro significado, ignorando o fato. Representamos nosso salvador na cruz, pra recordar uma dolorosa realidade, o Filho de Deus foi morto na Cruz. Embora saibamos que Ele venceu a morte e ressuscitou não podemos ignorar, ou saltar, a realidade desse ato terrível.

Senão reconhecemos que o crucificado é o ressuscitado, podemos ficar como os discípulos: “O sentido lhes ficava escondido, de modo que não podiam entender; e eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto”.

Peçamos, que a luz dessa Palavra, possamos assumir nossa cruz, completando em nossa vida a entrega de Cristo.