Na liturgia de hoje celebramos uma festa da Mãe de Deus, Nossa Senhora do Rosário. Maria é imagem da Igreja por sempre conduzir a Jesus, nosso Salvador e ser modelo para todos os cristãos. Para nossa oração e meditação nessa liturgia indicamos três virtudes de Maria que deveriam inspirar nossa vida cristã.
Acolhida: Maria antes de compreender acolheu. A adesão ao projeto de Deus passa primeiro pelo coração, que pela razão. Muitas vezes buscamos razões para medir, ponderar, avaliar e escolher. Maria acolheu, se é a vontade de Deus: “Eis-me aqui”.
Serviço: Maria dedicou a sua vida Aquele que ela acolheu, aceitou e assumiu. Maria renunciou suas próprias escolhas, para viver o projeto de Deus: trazer ao mundo o Salvador. Foi serviço generoso, doado e fiel, ela permaneceu ao lado de Jesus todos os momentos.
Obediência: Obediência é ouvir com o coração, Maria é modelo de obediência, porque acolheu o chamado de Deus no coração; porque guardou no coração as coisas que não compreendia; porque guardou no coração as profecias de dor e sofrimento; porque guardou no coração a dor do Filho morto na cruz; porque guardou no coração a ordem de adotar a humanidade.
Peçamos a graça, de como Maria, acolher-servir-obedecer sempre a Deus.