Evangelho Lc 12,1-7

Caros irmãos e estimadas irmãs!

Nosso Mestre Jesus nos ensina hoje devemos ser fermentos do bem, da sinceridade, da verdade, fraternidade, generosidade, hospitalidade, da compreensão, de compromisso social. Todas essas realidades boas são semeadas e crescem no cotidiano, com esforço, dedicação, perseverança, conversão e oração.

Devemos nos cuidar para que o fermento do mal invada o nosso ser: hipocrisia, falsidade, perfeccionismo, mentira, inveja, ciúmes e outros males. Disse Jesus: “Tomai cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia”. Jesus Mestre era seguido por muitas pessoas como nos mostra o trecho do Evangelho. Porém, sendo educador atento direciona o seu profundo ensinamento aos seus discípulos.

Ele ensina com as suas atitudes boas. Os fariseus também ensinavam, porém, com outra atitude: hipocrisia. Essa atitude é reprovada por Jesus. A hipocrisia não faz bem às pessoas, só prejudica. A falta de coerência entre aquilo que se ensina e o que se pratica é a hipocrisia, falsidade, mentira. Qualquer hora a casa cai: “Não há nada de escondido que não venha a ser revelado, e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido”.  Os fariseus estavam presentes entre muitas pessoas que ouviam os ensinamentos de Jesus, mas não eram seguidores e discípulos de Jesus. Estavam ali como fermento do mal, para impedir que as Sementes do Reino de Deus crescessem e produzissem frutos bons. Jesus conhecia bem as intenções e as práticas dos fariseus: perseguir e matar Jesus. Eles conseguiram matar a Jesus de Nazaré, mas não conseguiram matar as sementes do Reino de Deus. Jesus alerta para eles além de matar o corpo poderiam também matar a consciência do bem, das práticas das coisas boas e provocar à condenação final: “temei aquele que, depois de tirar a vida, tem o poder de lançar-vos no inferno. Sim, eu vos digo, a este temei”.

Jesus mostra que Deus cuida de seus filhos e seus seguidores. Deus não se esquece das criaturas amadas: “Não tenhais medo!” O medo que pode nos levar a cair nas armadilhas de pessoas que enganam. Jesus várias vezes repetiu esse ensinamento: “Não tenhais medo!” Precisamos acreditar em Deus da Vida, do Amor e Misericórdia. Nós somos filhos queridos e filhas amadas de Deus. Sentindo-nos amados por Deus devemos gradual e progressivamente voltar-se para o Amor de Deus, reconhecer nossas misérias e nossos pecados para abraçar ao Projeto do Reino de Deus. A conversão é contínua, acontece todos os dias. Não pode ser uma conversão intelectual, somente de palavras, mas de atitudes boas. As nossas atitudes de seguidores de Jesus devem ser verdadeiras, coerentes, compreensivas, misericordiosas, transparentes. É um esforço que precisamos fazer com a ajuda de pessoas de bem, guias espirituais. Com a participação da vida comunitária, das celebrações e sacramentos construiremos o nosso ser discípulo e discípula de Jesus. Enfim, tornaremos missionários e missionárias em diferentes lugares onde nós atuamos. Jesus não nos deixou órfãos, mas deixou-nos um Advogado, Consolador, Conselheiro, o Espírito Santo.  É Ele que nos ajuda a discernir e fazer boas escolhas.