Estamos no terceiro milênio

               Caríssimos:

               Iniciamos hoje um novo ano litúrgico, acompanhando o calendário da Igreja, que nos faz percorrer, semana por semana, os principais acontecimentos da presença de Jesus Cristo entre os homens.

               Acompanhando a programação traçada por João Paulo II, já celebramos o grande jubileu do ano 2000. Dois mil anos em que Jesus Cristo, Filho de Deus, fez questão de ficar perto da criatura humana.

          Nos trinta e poucos anos de sua vida, feito gente como nós, passou fazendo o bem e dizendo que veio em nome do Pai, para nos convidar a fazer parte do Reino, que é a família de Deus.

          Depois de sua morte e Ressurreição, permaneceu na história humana, por meio da Igreja, à qual deu o poder de tornar filhos de Deus os que acreditam nele e recebem o Batismo.

          Nós, batizados, queremos ser Jesus Cristo presente na terra.

          O que isso comporta?

          É o Evangelista Marcos, que, neste ano, nos transmite a Palavra que guia nossos passos.

          “Atentos! Vigiai, porque não sabeis o momento certo.” (Mc 13,33)

          O Salvador, deixando a terra para voltar ao céu, confiou-nos a Igreja, na qual entramos pelo Batismo.

          A cada um confiou uma tarefa. Para executar tal tarefa precisa manter os olhos abertos, até o dia de sua vinda definitiva.

          A ameaça do fim do mundo não deve provocar angústia e medo.

          Importante é vivermos dia por dia, seguindo Jesus Cristo, nos seus ensinamentos.

          Especialmente amando e servindo o próximo.

          Ser cristão vigilante significa empenhar-se para que o Reino de Deus se realize, aceitando a graça de Deus em nós e transformando a nossa fé em diálogo, em serviço, em testemunho. Assim estaremos anunciando que vale a pena acreditar e aceitar Deus na nossa vida.

          O mundo será transformado pela nossa fé vivenciada.

          Assim Cristo estará presente no mundo, trazendo paz e dando-nos a certeza da vida que dura para sempre.

          Quantos, ainda hoje, querem desviar nossa atenção, convidando a deixar de lado a fé em Jesus Cristo, para seguir os que tentam resolver tudo sem Deus.

          Atentos, também, com aqueles que desacreditam e criticam os que foram encarregados de transmitir com autoridade, que vem de Deus, o autêntico ensinamento dado por Cristo.

          A verdadeira paz e a justiça são consequência de uma fé coerente, que nos diz que somos filhos do Deus da vida e, por isso, irmãos, que sabem amar e perdoar.

          O novo milênio seja para nós cristãos um compromisso de vigiar, isto é, de estarmos atentos às palavras de Deus e esforçarmo-nos para praticá-las.

          No caminho do terceiro milênio tenhamos presentes as pessoas da Santíssima Trindade:

– refletir sobre Jesus Cristo e procurar reviver a fé do nosso Batismo.

– perceber a ação do Espírito Santo, e reassumir os compromissos da Crisma, Sacramento de adultos na fé, e nos abrir à esperança da vida com Deus.

– chegar confiantes ao Pai, que nos recebe de braços abertos, quando reconhecemos nossos pecados. É a celebração da caridade.

– enfim, glorificar a Santíssima Trindade e, pela Eucaristia, renovar as nossas comunidades.

          Cada um de nós pode ser o alegre anúncio da presença de Jesus Cristo no mundo de hoje.

          Obrigado, meu Deus, por estar tão perto de nós.

 

Cartas Pastorais
Dom Giovanni Zerbini