Feliz Natal!

               Caríssimos:

          Feliz Natal! “Nasceu um Menino.”

          Toda criança que vem à luz deveria ser motivo de alegria. E isto acontece quando é fruto do amor, decisão de amor. Jesus, o Messias, era desejado, como nos dizem as Escrituras. Estava nos planos de Deus, que queria ir ao encontro das criaturas humanas, criadas para a felicidade, mas que preferiram outras experiências, longe de seu Criador.

          O modo de Deus amar é tão diferente do nosso! É até misterioso, difícil de entender.

          Isto porque a dimensão do amor de Deus não está ligada ao nosso merecimento, mas à sua bondade e generosidade. Deus não desiste de amar. Inventa formas novas de amar.

          O modo mais impressionante e decisivo é ter mandado o Filho, para estar bem perto de nós e percorrer as estradas que nós percorremos.

          Nasceu de uma mãe, como toda criança.  Coube a José ser o guarda fiel de Maria, sua esposa, e de Jesus, filho dela e de Deus Pai.

          Natal. Nascimento de Jesus. Uma luz divina invadiu a terra.

          Há mais de 2000 anos Jesus continua a acender a luz da fé.

          Faz enxergar Deus perto de nós. Traça o caminho de luz e de amor. Dá motivos de viver. Temos, como os pastores, bons motivos para agir, para espalhar a incomparável notícia: Deus não se esqueceu de nós! – Os pastores, pessoas simples e puras, acolheram a luz, compreenderam que algo de maravilhoso Deus fez. Sua vida certamente adquiriu motivações de alegria e confiança e se transformaram em mensageiros… missionários.

          Dois mil anos da presença de Jesus na história dos homens.

          Cabe a cada um de nós ajudar para que a luz do Evangelho não se escureça.

          Precisamos enxergar bem para escolher o amor, que vence o egoísmo.

          A paz que elimina os conflitos.

          O perdão que supera o ódio e dá lugar à reconciliação.

          A “paz aos homens de boa vontade”, trazida pelo Deus-Menino, seja o estímulo a esquecer o que divide, para assumir tudo o que pode levar nossas comunidades ao progresso mais completo, matizado pelos apelos da lei do amor.

          Feliz Natal!

          Perdoar e conviver na civilização do amor, para que a vinda do Messias não seja frustrada.

          O testemunho do nosso Batismo leve ao diálogo, que se torna serviço ao bem comum, anunciando, assim, que o Evangelho é atual hoje, como sempre.

          Feliz Natal de paz.

 

Cartas Pastorais
Dom Giovanni Zerbini