Uma nova vida

Neste Terceiro Domingo do Tempo Comum, a Liturgia da Palavra prossegue com a reflexão vocacional iniciada no domingo anterior. Todos nós somos chamados para uma vida nova junto de Deus. É preciso deixar que a voz do Senhor ecoe em nós e transforme a nossa vida.

O início da pregação de Jesus é marcado por dois imperativos: convertei-vos e crede. (v. 15) Essas duas atitudes marcam o início do discipulado cristão e determinam toda a nossa vida de fé. Para seguir Jesus, precisamos passar por um profundo processo de transformação que nos permite identificarmo-nos com o agir amoroso do Mestre. Converter é abandonar os nossos ideias, as nossas convicções e até mesmo os nossos projetos pessoais. É preciso deixar de lado tudo aquilo que se opõe à vontade de Deus. Essa é a primeira atitude do discípulo que se deixa transformar pela novidade do Reino de Deus. Crer é a nossa adesão livre e incondicional a Jesus. É preciso deixar que fé dê um novo sentido à nossa vida. Ela projeta todo o nosso agir em Deus. Esse processo de conversão e adesão se realiza na vida particular de cada pessoa que se encontra com o Senhor. Jesus chama cada ser humano na sua realidade. (v. 16)

Mais do que nunca, precisamos estar atentos ao chamado de Deus em nossa vida. O século XXI se apresenta diante de nós com uma série de situações que nos desafiam. É preciso estar em profunda comunhão com o Senhor para nos posicionarmos diante dos dilemas do nosso tempo. Jesus não nos oferece apenas uma norma de vida, mas nos convida para uma profunda comunhão. A verdade que buscamos só pode ser alcançada por meio dessa intimidade com o Senhor. Por isso, a conversão e a fé em Deus são duas atitudes que devemos renovar diariamente em nossa vida. Todos os dias, precisamos romper com velhos paradigmas e irmos ao encontro da novidade que o Senhor nos inspira. O tempo é breve. (v. 14) O Senhor não nos promete uma vida fácil, mas nos garante uma existência autêntica e plena de sentido.  Por isso, vale a pena segui-lo apesar de todos os sofrimentos e provações.