A Graça que impulsiona

Neste Quinto Domingo do Tempo Comum, a Palavra de Deus nos convida a abrir o nosso coração para a ação amorosa de Deus. O Senhor age de modo concreto na vida daqueles que se aproximam Dele com humildade e disposição. Ele nos renova para participarmos da alegria do Seu Reino de justiça, amor e paz. O reinado de Deus marca um novo tempo na nossa história. Ele é a garantida da vida e da liberdade tão sonhada pelo povo.

Os milagres de Jesus não possuem um sentido em si mesmo. Eles revelam a ação transformadora do Reino de Deus. Ele não é um curandeiro ou um exibicionista, mas o Filho de Deus que veio ao mundo para anunciar aos povos a Boa Nova da salvação. O episódio da cura da sogra de Pedro possui um riqueza de gestos que revelam o novo tempo que o Cristo instaura na história. Existe uma íntima relação entre a autoridade de Jesus e a compaixão de Deus. Ao mesmo tempo em que os milagres de Jesus confirmam a sua autoridade, eles revelam a profunda compaixão do Senhor, que solidariza com cada ser humano sofredor neste mundo. Deus vem ao encontro de cada um de seus filhos e filhas em suas dores, angústias e tribulações de uma forma tão surpreendente que tomou sobre si o sofrimento humano na sua forma mais radical.

A atitude da Sogra de Pedro depois de ser curada por Jesus mostra a veracidade de sua cura e a grandeza da sua fé. Há uma estreita relação entre cura e serviço. O Reino de Deus não é um projeto individualista que tem como finalidade satisfazer as nossas necessidades ou resolver os nossos problemas pessoais. O estado da sogra de Pedro a impedia de fazer o bem. A ação curadora de Jesus não lhe restaurou apenas a saúde do corpo, mas lhe capacitou para o agir. Ela acolheu a graça de Deus com uma disposição tão grande que se tornou sinal da graça na vida de outras pessoas. Muitas vezes, somos tocados pela graça de Deus, mas continuamos fechado em nosso egoísmo. A graça de Deus exige uma generosidade de coração e uma predisposição ao bem capazes de fazer com que nos tornemos sinais da mesma graça no mundo. É essa atitude traduzida em serviço ao próximo que fará com que o Reino de Deus se expanda entre nós.