14 de fevereiro de 2021

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

A praça com o sol é linda! Ela é bonita!

Evangelho de hoje ( cf.Mk1,40-45) apresenta o encontro de Jesus com um homem leproso. Os leprosos eram considerados impuros e, segundo as prescrições da lei, deveriam permanecer fora do centro habitado. Eles foram excluídos de qualquer relação humana, social e religiosa: por exemplo, não podiam entrar na sinagoga, não podiam entrar no templo, mesmo religiosamente. Jesus, por outro lado, se deixa aproximar daquele homem, se comove, até estende a mão e o toca. Isso era impensável naquela época. Assim, percebe a Boa Nova que anuncia: Deus se fez perto de nossa vida, tem compaixão pelo destino da humanidade ferida e vem quebrar todas as barreiras que nos impedem de viver uma relação com ele, com os outros e conosco .se. Chegou perto … Proximidade. Lembre-se bem desta palavra, proximidade. Compaixão: o Evangelho diz que Jesus, vendo o leproso, sentiu compaixão por ele. E ternura. Três palavras que indicam o estilo de Deus: proximidade, compaixão, ternura. Neste episódio podemos ver duas “transgressões” que se encontram: a transgressão do leproso que se aproxima de Jesus – e não podia fazer isso -, e Jesus que, movido com compaixão, o toca com ternura para curá-lo – e não o podia fazer . Ambos são transgressores. São duas transgressões.

A primeira transgressão é a do leproso: apesar das prescrições da Lei, ele sai do isolamento e vem de Jesus.Sua doença era considerada um castigo divino, mas, em Jesus, Ele pode ver outra face de Deus: não Deus. que castiga, mas o Pai da compaixão e do amor, que nos liberta do pecado e nunca nos exclui da sua misericórdia. Assim esse homem pode sair do isolamento, porque em Jesus encontra Deus que compartilha sua dor. A atitude de Jesus o atrai, empurra-o a sair de si e a confiar-lhe a sua dolorosa história.

E permitam-me aqui um pensamento a tantos bons padres confessores que têm esta atitude: atrair pessoas, tantas pessoas que nada sentem, sentem-se “no chão” pelos seus pecados … Mas com ternura, com compaixão … Muito bem Esses confessores que não o fazem estou com o chicote na mão, mas apenas para receber, ouvir e dizer que Deus é bom e que Deus sempre perdoa, que Deus nunca se cansa de perdoar. A estes misericordiosos confessores peço a todos vós hoje que aplaudam, aqui, na praça, a todos. [aplausos]

A segunda transgressão é a de Jesus: embora a Lei proíba de tocar nos leprosos, ele se comove, estende a mão e o toca para curá-lo. Alguns diriam: ele pecou, ​​fez o que a lei proíbe, é um transgressor. É verdade que ele é um transgressor. Não se limita a palavras, mas a toca. E tocar com amor é estabelecer uma relação, entrar em comunhão, envolver-se na vida do outro a ponto de compartilhar suas feridas. Com este gesto, Jesus mostra que Deus, que não é indiferente, não se mantém a “distância segura”; na verdade, ela se aproxima com compaixão e toca nossa vida para curá-la com ternura. É o estilo de Deus: proximidade, compaixão e ternura. A transgressão de Deus; ele é um grande ofensor nesse sentido.

Irmãos e irmãs, ainda hoje no mundo muitos de nossos irmãos sofrem desta doença, da hanseníase ou de outras doenças e agravos a que infelizmente o preconceito social está associado. “Este é um pecador!”. Pense naquele momento [cf. Lk7: 36-50) quando aquela mulher entrou no banquete e jogou perfume nos pés de Jesus. Os outros diziam: “Mas se este fosse um profeta estaria consciente, saberia quem é esta mulher: uma pecadora”. Desprezo. Em vez disso, Jesus recebe, de fato, graças: “Seus pecados estão perdoados”. A ternura de Jesus e o preconceito social de afastar as pessoas com a palavra: “Esta é uma pessoa impura, isto é um pecador, isto é um golpista, isto…”. Sim, às vezes isso é verdade, mas não faça um pré-julgamento. Cada um de nós pode experimentar feridas, fracassos, sofrimentos, egoísmo que nos fecham a Deus e aos outros, porque o pecado nos fecha, por vergonha, por humilhação, mas Deus quer abrir nossos corações. Diante de tudo isso, Jesus nos anuncia que Deus não é uma ideia ou doutrina abstrata, mas Deus é quem se “contamina” com a nossa humanidade ferida e não tem medo de entrar em contacto com as nossas feridas. “Mas pai, o que você está dizendo? Que Deus está contaminado? ”. Não estou dizendo, São Paulo disse: ele se fez pecado (cf.2 Cor 5:21). Aquele que não é pecador, que não pode pecar, fez-se pecado. Veja como Deus se contaminou para se aproximar de nós, para ter compaixão e para fazer compreender a sua ternura. Proximidade, compaixão e ternura.

Para respeitar as regras de boa reputação e costumes sociais, muitas vezes silenciamos a dor ou usamos máscaras que a disfarçam. Para equilibrar os cálculos de nosso egoísmo ou as leis internas de nossos medos, não nos envolvemos muito no sofrimento dos outros. Em vez disso, peçamos ao Senhor a graça de viver estas duas “transgressões” do Evangelho de hoje. A do leproso, porque temos a coragem de sair do nosso isolamento e, em vez de ficar aí para sentir pena de nós próprios ou para chorar os nossos fracassos, queixas, e em vez disso vamos a Jesus como somos: “Senhor , Eu sou assim. ” Sentiremos aquele abraço, aquele belo abraço de Jesus. E depois a transgressão de Jesus: um amor que vai além das convenções, que supere os preconceitos e o medo de se misturar com a vida do outro. Aprendemos a ser “transgressores” como estes dois: como o leproso e como Jesus.

A Virgem Maria nos acompanhe neste caminho, que agora invocamos na oração do Angelus .