Tempo de conversão

 

Queridos peregrinos, na última quarta-feira, iniciamos mais uma caminhada quaresmal em nossa vida de fé. Em sua homilia, o Papa Francisco definiu esse tempo como uma viagem de regresso a Deus. É hora de voltarmos o nosso coração para o Senhor que nos ama e chama cada um de nós para junto de Si. O Reino de Deus exige de nós uma conversão constante. Precisamos deixar que nossa vida seja iluminada e fecundada pelos valores evangélicos.

O Evangelho deste Primeiro Domingo da Quaresma, pode ser divido em dois momentos. Na primeira parte, Jesus é conduzido pelo Espírito ao deserto, onde é tentado por Satanás. (v. 12-13) O deserto é o lugar da provação e do encontro com Deus. Foi no deserto que o Povo de Israel experimentou a ação libertadora de Deus e a tentação de abandonar os caminhos do Senhor. No deserto, Jesus também realiza sua experiência de encontro com o Pai e vê-se tentando a abandonar sua missão. Na segunda parte, Jesus dá início ao anúncio do Reino de Deus depois da morte de João Batista. (v. 14-15) Um novo tempo se inicia na humanidade. O Reino de Deus irrompe na história. Por isso, a conversão de que Jesus nos fala é mudança de mentalidade. O ser humano só será capaz de viver a alegria do Reino de Deus quando resistir ao mal e voltar o coração para o Senhor numa atitude de fé e confiança na ação amorosa do Pai.

A conversão é uma atitude fundamental em nossa vida de fé. O drama de Jesus no deserto é vivido por cada cristão que assume o caminho do Mestre. Temos duas opções diante de nós: permanecer fiel ao projeto do Pai ou cedermos às tentações que nos apresentam projetos alternativos. Daí a importância de fazermos constantemente uma boa revisão de vida e repensarmos nossas atitudes. A Quaresma é uma pausa restauradora que permite nos livrarmos de tudo aquilo que nos afasta de Deus e nos impede de sermos felizes para assumirmos novos hábitos que agradam a Deus e nos conduzem a verdadeira realização. Não podemos perder essa graça que a Igreja nos oferece. Vivamos esse tempo com sinceridade e disponibilidade de coração. Deixemos que o Espírito do Senhor nos inspire para trilharmos um verdadeiro caminho de conversão e ao final dessa jornada renascermos com o Cristo Jesus para uma vida nova.

PARA REFLETIR – Quais os hábitos e comportamentos de nossa vida que precisam ser superados para vivermos conforme a vontade de Deus e experimentarmos a felicidade para a qual Ele nos chama?

PARA REZAR – Ao longo da semana, rezemos a palavra do salmista que diz:

“Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos,

e fazei-me conhecer a vossa estrada!

Vossa verdade me oriente e me conduza,

porque sois o Deus da minha salvação.”

(Sl 24, 4bc-5ab)