O primado da fé engajada

Sexta-feira (05) da segunda semana da quaresma. Sextou mais uma vez nesta pandemia da desilusão do Novo Coronavírus. Um vírus que deixou a humanidade inteira de joelhos. Mesmo nos maiores sonhos pessimistas, imaginávamos que iríamos passar por algo semelhante. Superou todos os prognósticos que fizemos deste momento crucial. É possível que nenhum de nós não tenha perdido alguém, algum amigo, familiar ou parente. Estou muito triste, pois um de meus melhores amigos, perdeu a sua filha única, de apenas 22 anos de idade. Uma jovem linda e cheia de projetos deixou-nos e partiu esta semana para a casa do Pai. Meu amigo é hoje um pai desolado e triste.

Os dias são difíceis, mas é preciso ter fé para poder subsistir. Muita fé no Deus da vida. Ainda iremos viver novas possibilidades. Novos dias haverão de existir, quando olharemos para trás e veremos o caminho do martírio pelo qual passamos. Deus é nosso refúgio e proteção! É ELE que nos dá a força necessária para que possamos ainda caminhar sem desanimar. Como está escrito numa das cartas atribuídas ao apóstolo Paulo: “É impossível agradar a Deus sem a fé. De fato, quem se aproxima de Deus, deve acreditar que ELE existe e que recompensa aqueles que o procuram.” (Hb 11, 5) Não se trata de uma fé qualquer, mas uma fé adulta, alimentada na fonte do Evangelho. Fé na pessoa de Jesus vivo, uma vez que ELE venceu a morte e, ressuscitado é o Cristo vivo entre nós.

Por meio de uma fé fundamentada no primado do Absoluto, no Deus de Jesus de Nazaré, haveremos de viver novos ares, novos tempos. O sol haverá de brilhar mais uma vez, no horizonte deste novo amanhecer. Ali, Deus humanizado na pessoa de Jesus de Nazaré, será o nosso anfitrião-guia. Neste novo amanhã, os que arquitetam a morte do justo e dos inocentes, não terão mais a ultima palavra, pois a vida triunfará. A verdade será hóspede na casa dos pequenos. A morte será vencida pela vida, uma vez que o Onipotente e bom Senhor assim o quer. “Quando a voz da verdade se ouvir, e a mentira não mais existir, será enfim. Tempo novo de eterna justiça, sem mais ódio, nem sangue, cobiça. Vai ser assim”. Ô se vai!
https://www.youtube.com/watch?v=OPaJSW1roQQ&list=RDOPaJSW1roQQ&start_radio=1&t=14s

“Fé na vida. Fé no homem. Fé no que virá. Nós podemos muito. Nós podemos mais”. Nós podemos tudo, porque ELE conosco está. Não estamos órfãos e nem abandonados a mercê da sorte. Deus é fiel sempre! “Mesmo que sejamos infiéis, ELE permanecerá fiel, pois não pode negar-se a si mesmo”. (2 Tim 2, 13) Quem se faz seguidor de Jesus é alguém que faz também uma opção de participar com ELE da mesma caminhada e triunfará como ELE na ressurreição gloriosa.

O cristão é aquele e aquela que não desanima nunca. Ficamos abatidos e entristecidos, diante do cenário de caos que vivemos. Tristeza que não tira a esperança de que tempos melhores ainda hão de vir. Sigamos o nosso caminhar tendo em vista o conselho dado pelo próprio Filho de Deus: “Não fique perturbado o coração de vocês. Acreditem em Deus e acreditem também em mim”. (Jo 14, 1). Para nós que cremos, Jesus é o verdadeiro e único caminho para o Pai e para a vida. Através da sua encarnação na história humana, Deus, doador da vida, se manifesta inteiramente à nós. Cabe a cada um de nós, como comunidade cristã, seguir os passos de Jesus. Se assim o fizermos, não caminharemos para o fracasso, pois a meta é a vida plena. Jesus de Nazaré não apresenta apenas uma simples utopia de termos o Reino de Deus entre nós, mas nos convida a construir a nossa história, percorrendo um caminho concreto. Desta forma, inspirados nos sinais que ELE realizou, criaremos novos sinais neste mundo em que viemos, abrindo espaços novos de vida e de esperança, edificando o Reino de Deus entre nós.

Uma vida sem ter em quem acreditar e um Deus a quem nos dirigir, se torna muito triste, enfadonha e sem sentido. Só há sentido na vida quando podemos nos voltar para Àquele que nos criou. Um Deus de ternura, bondade e cheio de misericórdia e compaixão para com os seus. “Que o Senhor nos abençoe e nos guarde; Que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre nós e nos conceda a graça; que o Senhor volte para nós o seu rosto e nos dê a paz!” (Num 6, 24-26) Que sejamos abençoados. Bênção que se traduz no sinal da presença protetora e vivificante do Deus de Jesus Cristo no meio do seu povo. Somos o povo do Senhor. É ELE mesmo que nos abençoa com a paz, a vida plena.