Deus é o Deus da vida e não da morte

Evangelho – Jo 20,1-9

Caríssimos:

          A Páscoa é a maior mensagem de alegria.

          Jesus vive.  A morte não conseguiu segurá-lo em seus braços. Descido da cruz, o túmulo não foi capaz de prendê-lo. Saiu vivo e glorioso.

          A Ressurreição foi anunciada por Jesus.  Foram testemunhas os discípulos, que nos transmitiram a notícia, pagando pessoalmente, com a morte, a coragem da fé no Deus da vida.

          Se tudo acabasse com a morte, uma tragédia irracional haveria no mundo, porque o mal, a violência, a injustiça, a desonestidade teriam ganhado a parada.  Esperto seria quem “goza a vida” à custa dos outros!

          Com o Cristo Ressuscitado a história se abre a novas perspectivas. A morte não é o fim de tudo. A Ressurreição é a mensagem central do Novo Testamento e o assunto principal do anúncio dos Apóstolos: “Se Cristo não ressuscitou vazia é a nossa pregação, vazia também a vossa fé” (1Cor 15,14)

          A certeza de que Jesus Cristo está vivo, como havia prenunciado, deu aos discípulos a coragem de anunciar ao mundo não só o acontecimento único da Ressurreição, mas o motivo pelo qual Jesus Cristo se apresentou na terra, enviado pelo Pai: levar todos a Deus.

          Nós, como cristãos, somos os herdeiros daqueles homens e mulheres, que assistiram, pessoalmente, ao extraordinário evento, que veio mudar as sortes do mundo e da história. Somos nós, a voz da Igreja, fundada por Cristo, para gritar a todo mundo, que Cristo ressuscitou e, por isso, os destinos da humanidade se dirigem para a eternidade, não para a morte.

          Quem acha que Jesus Cristo está morto, que morreu há 2000 anos, está mal informado. Parou na Sexta-feira Santa! Não escutou o Aleluia do “terceiro dia”, que se tornou o “Dia do Senhor Ressuscitado”, o Domingo!

          Quais são as consequências para quem acredita em Jesus Cristo?

– A Ressurreição de Cristo é a prova de sua divindade. Provou de ser o Filho de Deus. Tudo o que ensinou tem valor de verdade e traça o caminho da salvação ou felicidade da criatura humana. Em particular, nossos pecados são perdoados, uma vez que aderimos a Cristo. Com isso temos uma vida nova, fazendo parte da família de Deus, a Igreja.

– Podemos esperar confiantes de vivermos com Cristo na eternidade. Então, a Páscoa é algo de muito importante.

          É por isso que a Igreja nos pede de celebrá-la semanalmente. Todo Domingo é Páscoa, e a Missa revive os frutos da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.

          Feliz Páscoa!