Estes foram escritos para que acrediteis

 

Evangelho – Jo 20,19-31

Caríssimos:

          O Evangelista João, o mais jovem dos Apóstolos, tinha presenciado muitos milagres de Jesus. No entanto narrou, em seu Evangelho, só alguns que achou mais significativos.

           “Jesus realizou muitos outros sinais diante dos discípulos, que não estão escritos neste livro. Mas estes foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome.” (João 20,30 e 31)

          É João que, junto com Pedro, chegou ao túmulo e constatou que estava vazio.

          “Viu e creu, pois ainda não tinha compreendido a Escritura segundo a qual Jesus devia ressurgir dentre os mortos”. (João, 20, 9 e 10)

          A Ressurreição de Jesus foi o fundamento da fé dos Apóstolos e continua sendo a base da fé na Igreja. A prova definitiva que Jesus Cristo é Filho de Deus é dada pela Ressurreição. A fé em Jesus Cristo ressuscitado é fonte de vida em dois sentidos:

  1. A vida, alimentada pela fé no Evangelho, dá as condições, às pessoas, de formar uma sociedade regida pela lei do amor. O amor dá oportunidade de vida digna para todos.
  2. A existência humana na terra, ligada pelos Sacramentos, a Jesus Cristo, abre as portas da vida que dura para sempre em Deus.

          A presença de Jesus entre os discípulos, reunidos a portas trancadas, os enriquece de dons preciosos.

           “A paz esteja convosco.” Não é um simples desejo, mas a realização da vitória sobre o pecado é a reconciliação dos homens com Deus.

– “Os discípulos se alegraram”.  O medo dá lugar à alegria. O Mestre está ainda com eles.

– “Recebei o Espírito Santo”.  Dá aos discípulos o dom e o poder de perdoar os pecados, de maneira que a Igreja se torna distribuidora da Misericórdia pelo Sacramento do Perdão.

– O dom da fé. Tomé é um exemplo de quem, por seu temperamento, custa a acreditar, quer ver e comprovar. No fim, sua lealdade e entusiasmo o fazem exclamar: “Meu Senhor e meu Deus!” É mais uma prova que as testemunhas da Ressurreição não eram visionárias, nem pessoas histéricas.

          É preciso termos muita simplicidade na nossa fé. A própria existência da Igreja de Jesus é a prova de que os Apóstolos nos transmitiram aquilo que viram e ouviram.

          Deus pode, sem dúvidas, se manifestar ainda, também através dos seus Santos e, especialmente, da Virgem Maria, Mãe de Cristo e da Igreja.

          No entanto, deixa a gente muito perplexo diante da procura, por parte de fiéis católicos, de fatos extraordinários. Já tive oportunidade de alertar pessoas e grupos sobre a divulgação de afirmações, às vezes frutos de hipersensibilidade ou de qualidades paranormais de “videntes”, ou melhor, visionários, que insistem em contrariar as orientações de quem é encarregado de guiar o povo na autenticidade da fé e na seriedade de suas manifestações.

          Quando sentimos a fraqueza de nossa fé e queremos ver fatos extraordinários, sejamos mais humildes e peçamos: “Creio, Senhor, mas aumentai minha fé.”.

          Folhetos e notícias, não aprovados pela autoridade competente, e divulgados na nossa Diocese criam confusão e jogam no descrédito a religião católica.

          Maria, Mãe fiel, rogai por nós.