Fé negativa como funciona e como podemos vencê-la

Com o termo “fé negativa” no título acima, de inicio precisamos esclarecer em que sentido é possível falar de uma fé negativa. Comecemos distinguindo o conceito de fé empregado no âmbito religioso e o conceito de fé usado pela parapsicologia e outras ciências, que estudam a mente humana. A fé, no contexto religioso, significa adesão ao corpo doutrinário ou conjunto de ensinamentos de uma determinada religião. A fé, do ponto de vista da parapsicologia, significa uma profunda convicção naquilo que se afirma, como um sonho, uma meta, um projeto de vida, saúde, realizações.

No âmbito das ciências humanas, podemos entender a fé como resultado de uma convicção profunda, acompanhada de uma forte carga emocional. Desse modo, a fé emerge de uma mente que tem convicção, somada a emoção. Daí o indivíduo de fé é sempre portador de convicção, o qual imagina como real e acredita piamente naquilo que almeja. E como as convicções podem ser tanto negativas como positivas, assim podemos falar de fé positiva ou negativa.

Pela fé positiva a pessoa programa sua mente para o sucesso. A convicção profunda e a forte emoção que constituem o que chamamos de fé é capaz de motivar a pessoa, gerando uma forte energia que a impulsiona para atingir metas. Essa fé positiva aciona no interior da pessoa mecanismos, cujos resultados são efeitos positivos: amor, harmonia, vida saudável, realizações, etc.

Algumas pessoas, devido aos fracassos e sofrimentos, experimentados ao longo da vida, desenvolvem o que chamamos fé negativa, limitando-se em afirmarem para si coisas negativas: “nada dá certo para mim”, “alguém está me arruinando pela inveja”, “acho que fizeram algum trabalho do mal para arruinar minha vida”, “não consigo acertar nunca”, “estou sofrendo por algum erro feito no passado”.

Na medida em que o indivíduo afirma para si coisas negativas, evidência seus erros e limites, focando naquilo que é nocivo. E desse modo passa a ignorar o lado positivo das coisas. E quanto mais repete afirmações nocivas, mais reforça sua fé negativa, perdendo estímulos para lutar. Consequentemente tal pessoa paralisa suas capacidades.

Precisamos tomar consciência de que a fé negativa deve ser eliminada e substituída pela fé positiva. Para desenvolver essa fé, procure construir uma mentalidade positiva. Comece a eliminar afirmações negativas, substituindo-as por afirmações positivas, fortalecendo seu interior e seu poder criador. No lugar de dizer: “eu sou doente”, diga: “cada vez me sinto mais forte e mais saudável”. No lugar de dizer: “nada da certo”, diga: “vejo a cada momento as coisas se encaminhando em minha vida”. No lugar de dizer: “eu estou tentando”, diga: “eu estou lutando e vejo resultados positivos já acontecendo em mim”.

Alguém até poderia imaginar que isso não passa de um otimismo exagerado que pode frustrar, em caso de não se cumprir tudo um dia. Porém, o fato é que quando o sujeito vence a fé negativa, graças a sua fé positiva os mecanismos de motivação interior acionados geram um forte estímulo, ou seja, uma determinada energia que é capaz de impulsionar a pessoa para agir, facilitando suas conquistas, entre outras, realizações, amor e vida saudável.



Para aprofundar, leia: GRISA, Pedro A. Liberte seu poder extra. 16ª ed., Florianópolis: EDIPAPPI, 2018.