Catecumenato: Origem e Significado

A sociedade está em constante mudança. E na religião não é diferente, também temos muitas mudanças religiosas. O que não muda é o essencial dentro da religião: Jesus Cristo. Essas mudanças exigem de uma paróquia, para a formação cristã, a Iniciação à Vida Cristã. O Documento de Aparecida em seu número 302 nos diz que devemos encarar esse desafio na formação com decisão, coragem e criatividade…

O Documento de Aparecida diz ainda: 

A paróquia precisa ser o lugar onde se assegura a iniciação cristã e terá como tarefa irrenunciáveis: iniciar na vida cristã os adultos batizados e não suficientemente evangelizados; iniciar os não batizados que, havendo escutado o querigma, querem abraçar a fé”.(DAp, nº 308).

A Iniciação Cristã abrange 5 elementos (cf. DAp. Nº 295)

1 – Conhecimento e vivência da Palavra de Deus, culminando no encontro com a Pessoa de Jesus Cristo (querigma);
2 – Ser um cristão convertido, atualizando a redenção de Cristo no Batismo e na Reconciliação;
3 – Ser discípulo no amor e seguimento a Jesus mestre, aprofundando no mistério de sua Pessoa, seu exemplo e sua doutrina;
4 – A celebração da vida na liturgia e na prática dos sacramentos;
5 – O compromisso com a comunidade missionária.

É urgente a elaboração de uma proposta de iniciação Cristã. Esta proposta precisa iniciar pelo querigma que guiado pela Palavra de Deus vai permitir um encontro pessoal com Jesus Cristo, levando a conversão, a pertença a uma comunidade de fé, a prática dos sacramentos e ao serviço e missão (cf. DAp, nº 304).

Precisamos ter em mente também, que a Iniciação à Vida Cristã não é uma tarefa somente da catequese, ela precisa ser assumida por todas as Pastorais, Setores e Movimentos da paróquia, como diz o Documento de Aparecida em seu número 309: “Assumir esta iniciação cristã exige não só uma renovação da catequese, mas também uma reestruturação de toda a vida pastoral da paróquia”.

Temos muitos cristãos, em nossas comunidades, que não participam na Eucaristia dominical, não recebem com regularidade os sacramentos e não se inserem ativamente na comunidade de fé. Por esse motivo se faz necessário uma reestruturação pastoral da paróquia visando a Iniciação à Vida Cristã, principalmente com os adultos.

CATECUMENATO: ORIGEM E SIGNIFICADO

Tornar-se discípulo de Jesus Cristo por toda a vida é o grande objetivo de iniciar alguém na vida cristã, ou seja, ajudar cada pessoa a tornar-se um permanente aprendiz do único mestre que é Jesus Cristo. Deixar-se ensinar, buscar compreender sempre mais e melhor a maneira como Cristo viveu aqui entre nós, incorporar a sua mensagem e transformá-la em atitudes cotidianas.

  1. Origem do Catecumenato

O trabalho de formação daqueles e daquelas que desejavam tornar-se cristãos sempre ocupou a atenção da Igreja. Depois de Pentecostes, a expansão do Cristianismo não tardou, e várias foram as reações diante dele: admiração (adesão de sempre novos convertidos), incompreensão (as heresias) e a perseguição (oposição que infligia a morte dos cristãos).

Diante desse quadro é que surgiu o chamado Catecumento: um caminho de preparação para tornar-se cristão. Ninguém se tornava cristão por herança familiar, por uma inspiração ou encanto momentâneo e sentimental, ou pior ainda, por conta de uma conveniência social. Era sempre uma escolha livre por parte de alguém que desejava tornar-se discípulo de Jesus Cristo. Iniciava-se um caminho…

  • O que era o Catecumenato?

Logo depois da morte do último dos apóstolos, João Evangelista, no final do primeiro século, já se sabe de iniciativas de organização de um processo de preparação das pessoas que buscavam aderir à fé cristã, precisando ingressar num percurso feito de aprendizagens e celebrações, até que se chegasse ao banho batismal.

A pessoa que se apresentava para ingressar nesse percurso era chamada de catecúmeno. Tratava-se de alguém que entrava na dinâmica de deixar a Palavra de Deus fazer eco dentro de si.

“A fé pessoal em Jesus Cristo, a conversão, a aceitação da comunidade dele e de colaborar com ele eram a condição sem a qual não se podia entrar no chamado catecumenato, o itinerário para o aprofundamento no compromisso com o Senhor, com a sua Igreja e com a missão” 

(Cf. Irmão Nery. Catequese com adultos e catecumenato; História e proposta. Ed. Paulus, 2019).

Portanto, catecúmeno é quem está sendo iniciado na fé cristã; aquele que está na atitude de aprendiz, numa escuta ativa da Palavra, deixando-se impregnar pela vida segundo Jesus. Catecumenato é a organização desse processo de iniciação cristã, constituído por vários tempos e etapas.

  • Os tempos e as etapas do Catecumenato
  • Aqui vamos apenas citá-los, e a sua explicação será feita nos próximos artigos.

    1º Tempo: pré-catecumenato: anunciar a fé;
    1ª Etapa: celebração de Admissão dos candidatos ao Catecumenato (entrada);
    2ºTempo: catecumenato: compreender e crescer na fé;
    2ª Etapa: Preparação para os Sacramentos (eleição);
    3ºTempo: Iluminação e Purificação: celebrar a fé;
    3ª Etapa: Celebração dos sacramentos da Iniciação;
    4º Tempo: Mistagogia: viver o mistério da fé.