Domingo festa da santíssima trindade. Uma das celebrações mais importantes do cristianismo. Deus que é pai. Deus que é filho. Deus que é espírito. Eu sou aquele que sou, afirma nosso Deus. O Deus da vida e não da morte. Quem vive em mim não morrerá.
Um Deus que não é solitário, mas que é comunidade. Em Jesus é o filho de Deus que se faz presente no meio de nós. Encarnação plena do Verbo, se fazendo presente na história da humanidade e nos ensinando o caminho para se chegar até o pai. Portanto não estamos sozinhos nessa empreitada. Ele nos mostra o caminho e se faz presente na caminhada. Somos interpelados a fazer a nossa caminhada de fé passando pelas três pessoas da santíssima trindade, o pai, o filho e o espírito. Por mais difícil que seja a caminhada eles se fazem presente conosco fortalecendo a nossa esperança e a certeza de que haveremos de triunfar.
Ainda estamos colhendo os frutos da pandemia, muitas mortes. Muitas famílias dilaceradas pela dor e pelo luto, mas não nos esqueçamos jamais de que Deus é o senhor da história, e a tem em suas mãos conduzindo nossos destinos rumo ao reino de Deus.
Meu coração está entristecido pela notícia que me despertou na manhã desse domingo. Um dos meus exames constatou que tive um AVC, que provavelmente afetou minha memória de curto prazo, deixando-me inseguro para pensar mais a longo prazo. Mas nem assim deixei-me abater, uma vez que sempre procurei caminhar nas trilhas de Jesus de Nazaré. Como ele é o filho, sinto-me seguro sendo conduzido pelas suas mãos. Ele não está comigo! Ele é comigo e está a me dizer coragem! Coragem! Eu venci o mundo. Se ele é vencedor, sinto que também serei. Além do que, estou rodeado das pessoas que mais amo e sinto fortemente o amor delas por mim. Meus amigos e amigas que também nunca me abandonaram se fazem presentes nesta hora do meu calvário de dor. Sinto também chegar fortemente sobre mim as orações, as preces dos amigos e das amigas. Há de existir uma sintonia que sinto até o calor e a voz das pessoas sussurrando no meu ouvido. Minha casa no Araguaia ficou mais distante, mas ao mesmo tempo a minha outra casa pode estar me esperando com as luzes acesas.
Deus pai, Deus filho, Deus Espírito Santo continue nos abençoando a todos e todas.
Espiritualidade e Cultura