Lectio Divina 1Pd 1,7-12

Padre Jean Patrik apresenta a Leitura Orante da Palavra de Deus, A Lectio Divina. Acompanhe este momento de fé e intimidade com o Senhor.

 

1ª Carta de Pedro
Capítulo 1

1 Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos que vivem como migrantes dispersos no mundo – no Ponto, na Galácia, na Capadócia, na província da Ásia e na Bitínia –,

2 eleitos conforme a presciência de Deus Pai e pela santificação do Espírito, para obedecerem a Jesus Cristo e serem aspergidos com o seu sangue: a vós, graça e paz em abundância.

3 Bendito seja Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Em sua grande misericórdia, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, ele nos fez nascer de novo para uma esperança viva,

4para uma herança que não se desfaz, não se estraga nem murcha, e que é reservada para vós nos céus.

5 Graças à fé, e pelo poder de Deus, estais guardados para a salvação que deve revelar-se nos últimos tempos.

6 Isso é motivo de alegria para vós, embora seja necessário que no momento estejais por algum tempo aflitos, por causa de várias provações.

7 Deste modo, o quilate de vossa fé, que tem mais valor que o ouro testado no fogo, alcançará louvor, honra e glória, no dia da revelação de Jesus Cristo.

8 Sem terdes visto o Senhor, vós o amais. Sem que agora o estejais vendo, credes nele. Isto será para vós fonte de alegria inefável e gloriosa,

9 pois obtereis aquilo em que acreditais: a vossa salvação.

10 Esta salvação tem sido objeto das investigações e meditações dos profetas. Eles profetizaram a respeito da graça que estava destinada para vós.

11 Procuraram saber a que época e a que circunstâncias se referia o Espírito de Cristo, que estava neles, ao anunciar com antecedência os sofrimentos de Cristo e a glória que viria depois.

12 Foi-lhes revelado que não para si mesmos, mas para vós é que estavam ministrando esses ensinamentos, que agora são anunciados a vós. Agora vo-los anunciam aqueles que vos pregam a Boa-Nova em virtude do Espírito Santo, enviado do céu; são revelações que até os anjos desejam contemplar! Vocação à vida santa

13 Por isso, aprontai a vossa mente, sede sóbrios e colocai toda a vossa esperança na graça
que vos será oferecida no dia da revelação de Jesus Cristo.

14 Como filhos obedientes, não moldeis a vossa vida de acordo com as paixões de antigamente, do tempo de vossa ignorância.

15 Antes, como é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos, também vós, em todo o
vosso proceder.

16 Pois está escrito: “Sereis santos porque eu sou santo”.

17 Se invocais como Pai aquele que, sem discriminação, julga a cada um de acordo com as suas obras, vivei
no temor o tempo de vossa permanência como migrantes.

18 Tende consciência de que fostes resgatados da vida fútil herdada de vossos pais, não por coisas perecíveis, como a prata ou o
ouro,

19 mas pelo precioso sangue de Cristo, cordeiro sem defeito e sem mancha.

20
Conhecido de antemão antes da criação do mundo, ele foi, neste final dos tempos, manifestado em favor de vós.

21 Por ele, tendes fé no Deus que o ressuscitou dos mortos e lhe deu a glória, e assim, vossa fé e vossa esperança estão em Deus.

22 Pela obediência à verdade, os purificastes, para praticar um amor fraterno sem fingimento. Amai-vos, pois, uns aos outros, de coração e com ardor.

23 Nascestes de novo, não de uma semente corruptível, mas incorruptível, mediante a palavra de Deus, viva e permanente.

24 Pois “toda carne é como erva, e toda a sua glória como a flor da erva; secou a erva, caiu-lhe a flor,

25 mas a palavra do Senhor permanece para sempre”. Ora, esta é a palavra que vos foi anunciada como Boa-Nova.