Li com muito gosto o texto postado nas redes sociais pela atriz, cantora, psicanalista Rita Almeida, acerca do momento atual em que estamos vivendo. Muito lúcida, clara e objetiva no seu posicionamento. Num dado momento do texto ela diz: “Se você está com MEDO, ANGUSTIADO, PREOCUPADO, CHOROSO e com seu sono PERTURBADO, isso indica que está com a SAÚDE MENTAL EM DIA, afinal, esses são os afetos adequados para a situação em que vivemos. São esses afetos que vão nos fazer tomar os cuidados necessários (por nós e pelos outros), buscar informações de qualidade, nos mobilizar e cobrar as providências devidas dos nossos líderes e instituições.”
Muitos de nós estamos vivenciando esta ANGÚSTIA INCONTIDA, dada a gravidade da situação que passa a HUMANIDADE. Como não se deixar abater pelo quadro que não imaginávamos que fossemos passar? Os NERVOS ficam a flor da pele e, por mais que queiramos manter-nos controlados, aqui e ali, acabamos deixando transparecer a insegurança a qual estamos todos envolvidos. Somos traídos pelos nossos próprios sentimentos.
Mais uma vez Jesus no evangelho de hoje, segundo a comunidade de João, vem nos trazer um conforto que não encontramos em nós. Num dos momentos do texto ELE nos diz: “Eu disse isso a vocês para que minha alegria esteja em vocês, e a alegria de vocês seja completa.” (Jo 15, 11) Quão importante é saber que o nosso DEUS quer que sejamos felizes. É reconfortante perceber que Deus tem uma preocupação exagerada para conosco. Inúmeras vezes vemos Jesus trazendo-nos esta mensagem de ALEGRIA de PAZ, num desejo de aquietar o nosso CORAÇÃO AMARGURADO, que padece de uma angustia infinda.
Não se trata de algo mágico que de uma hora para outra veremos acontecer em nós. Estar em Deus significa, antes de tudo, entregar em suas mãos esta ansiedade para que ELE nos dê a força necessária para irmos vencendo a dor que se alojou em nós. Como bom FILHO que é e com o CORAÇÃO MATERNO que possui, Jesus nos abraça e nos diz: ‘vinde benditos de meu Pai.’(Mt 25, 34) A confiança deve ser o nosso antídoto contra o DESESPERO de não ver saída. A porta de saída é se colocar nas sombras de Deus e deixar que ELE guie os nossos passos rumo ao bem maior que queremos: VIDA com ALEGRIA.
Imbuídos dessa força interior que sentimos crescer em nós, vamos construindo novos horizontes, novas perspectivas. Desta forma, a força de Deus em nós, passa a IRRADIAR de dentro para fora, alcançando, inclusive aqueles que nos rodeiam. Se de Deus e estar em Deus neste momento é uma necessidade que inflama o nosso coração. Confesso que nunca senti tanta ANGÚSTIA em minha vida como nos tempos atuais. O meu porto seguro, a minha fortaleza é o Deus da vida.
Todavia, por mais que Deus seja a nossa fortaleza, precisamos também fazer a parte que cabe a cada um de nós. Os governantes precisam estar antenados, articulados, criando as condições adequadas e necessárias para o enfrentamento deste inimigo real, mas invisível que nos assombra. Vamos vencer esta onda! Não sozinhos ou individualizados. Temos por parceiros confiáveis, todos os conhecimentos da comunidade cientifica, que tem estado atenta aos experimentos de uma vacina que seja capaz de conter esta peste. Até lá, devemos nos cuidar, de nós e dos outros, que queremos bem. O que não dá é ficar apostando naqueles que relevam a gravidade do problema e ficam sugerindo soluções paliativas, eximindo-se das suas respectivas responsabilidades.