Amizade verdadeira não dá em árvore

Quem é meu amigo sabe que uso a expressão “passando para regar a amizade” com frequência. Isso porque não sou tão frequente ou presente como gostaria na vida de todos os meus amigos. Existe uma beleza até na amizade com aqueles que não se sentem menos amigos por causa da ausência do contato. Como é bom encontrar com um amigo que não ouvimos sua voz diariamente e perceber que não tem nenhuma distância existente. E como é triste conviver com um amigo diariamente e perceber que existe um abismo entre ambos.

O que não te contam sobre amizade verdadeira é que o amigo verdadeiro muitas vezes não será presente na sua vida, mas manterá inalterável o amor dele por você.

O que não te contam sobre amizade verdadeira é que muitas vezes o seu melhor amigo não precisará saber tudo sobre a sua vida, mas mesmo assim ele será essencial na sua jornada.

O que não te contam sobre amizades verdadeiras é que talvez naquela foto cheia de pessoas ao seu redor na balada do post das redes sociais, você não possa contar categoricamente com ninguém.

Outra coisa que aprendi, é que muitas vezes o melhor amigo será apenas eu. Não romantize reciprocidade, seja o melhor amigo que alguém possa ter mesmo assim. Que bom que alguém pode se servir do seu dom de ser o melhor amigo.

Nem todo mundo merece ter o privilégio de conhecer tão bem você e suas mazelas. Nem toda relação trará frutos por mais que você regue e cuide. Relacionamentos saudáveis estão cada vez mais raros, as pessoas seguem desacreditadas nas relações, por isso a Bíblia associa um amigo verdadeiro à um tesouro.

Só sei que no meio dessa vida bagunçada, eu fui encontrando pessoas que me ajudaram com sua empatia, compreensão e carinho. Outras chegaram para deformar minha vida emocional. Os primeiros seguem comigo, os segundos ficaram pelo caminho, mas todos foram importantes na minha vida em algum momento. Foi através destas relações que eu aprendi selecionar quem merece o privilégio e o esforço de encher o regador e regar a amizade que vale a pena.


Bruno Rafael Rosa, É enfermeiro, Professor na Rede Estadual de Ensino para o curso Técnico em Enfermagem. Cursa o 8° período de Psicologia na Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí, e ministra palestras em pastorais, movimentos religiosos e projetos de evangelização.