Cancelar ou redimir?

CANCELAR é a cultura do momento. Adeptos do cancelamento são levados a anular um indivíduo tomando como base seu último erro (como se um erro cometido pudesse definir uma pessoa).

Cancelar ou boicotar alguém ganhou forma nas redes sociais quando alguém “famoso” diz ou faz algo que é socialmente desaprovado, com falas ou posturas preconceituosas, apoio a determinados seguimentos políticos e várias outras coisas consideradas ofensivas.

Na verdade CANCELAR só é um novo nome para uma prática antiga nas nossas vidas. Quantas vezes não enxotamos pessoas das nossas vidas simplesmente por pensarem diferente política, religiosa ou filosoficamente. Em uma cultura farisaica, rotular é a regra: católico-protestante, gay-heterossexual, negro-branco, bonito-feio, rico-pobre, capitalista-socialista. Nesta cultura é preferível cancelar o outro do que aprender a conviver pacificamente e respeitar as diferenças.

As pessoas perderam a capacidade de olhar honestamente para si e perceber que na sina de se tornarem “resistências” ao ódio, a intolerância e o preconceito, acabam se tornando semelhantes aquilo que combatem e criticam.

O cristão é chamado a NÃO CANCELAR por seguir Aquele que nos ensinou A PERDOAR E REDIMIR. Quando Jesus se entrega na Cruz do calvário, Ele simplesmente está demonstrando que mesmo com todos os motivos para NOS CANCELAR, Ele não o fez. O AMOR NUNCA CANCELA. Deus não cancela ninguém. DEUS REDIME. Deus nos abraça e nos molda até que tenhamos o formato que Ele espera de nós.

É importante entender a diferença entre se afastar de alguém por pensar ou viver de modo diferente do meu e se afastar de alguém que é tóxico e nos faz mal. A própria Bíblia nos adverte para nos afastarmos das pessoas que podem nos corromper, mas não podemos nos esquecer nem por um segundo que o Mestre nos ensinou que perdão e amor caminham juntos. JESUS PEDE PARA AMAR TODO MUNDO, MAS NÃO IMPÕE DISTÂNCIA PARA ISSO.

Afastar SIM, cancelar NÃO!

Parafraseando João 8: ONDE ESTÃO OS TEUS CANCELADORES? NINGUÉM TE CANCELOU? … EU TAMBÉM NÃO TE CANCELO, VAI E NÃO TORNES A PECAR.

 


Bruno Rafael Rosa, É enfermeiro, Professor na Rede Estadual de Ensino para o curso Técnico em Enfermagem. Cursa o 8° período de Psicologia na Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí, e ministra palestras em pastorais, movimentos religiosos e projetos de evangelização.