A nova vida em Cristo

Tanto se fala em mudar de vida, atitude e pensando, é um projeto real principalmente no final do ano, quando vem o ANO NOVO e suas tradicionais promessas VELHAS.

Passamos 364 dias no ano praticamente sendo a mesma coisa que sempre fomos, ou seja, quase nada evolui em nós, dos 365 dias do ano, só no dia 31 decidimos que precisamos mudar, ser diferente, mudar o foco, criar estratégias de trabalho e de vida, em 1 hora fazemos muitos planos.

O dia 31 de Dezembro è um grande acontecimento, parece que é o start para uma mudança radical do ser, parece que tem um COACH dentro de nós, desejamos ter um ano novo, com vida nova e tudo mais… vamos abandonar o cigarro, a bebida, as más companhias, iniciaremos o ano com atividade física, com promessa de perder quilos etc.

Fazemos muitos planos para um ano novo, buscando uma vida nova, e nos esquecemos de uma grande novidade, Jesus de Nazaré, o maior homem da história, capaz de dar vida ao morto, cura ao doente, luz ao cego e verdade aos que caminharam na mentira.

Poucos desejam começar o ano seguindo o maior exemplo de mudança de vida para a humanidade, jesus não vivia no anonimato da fé, ele não se deixava vencer pelo “velho”, ele sempre trazia algo novo, só tinha propostas de melhoria, mudança radical e renovação diária de seu propósito de seguir o caminho do céu.

Nos seres humanos, queremos mudar um mundo, mas somos dominados por um vício, medo, trauma, uma mentira, somos capazes de acordar às 5 da manhã para ir a academia, ao jogo de futebol, ao show do Luan Santana, mas somos incapazes de iniciar uma manhã com o santo terço, uma leitura da palavra de Deus, uma oração da manhã.

Fazemos uma reflexão de como poderemos ter um ano bom, mas não conseguimos colocar no papel nossos pecados pra o propósito de vence – los durante o tempo que teremos pela frente.

Buscamos uma nova vida vivendo a vida velha, não renunciamos o mal que nos escraviza, não temos compromisso com Deus, nem vida de oração, nem vida missionária.

Só a Palavra de Deus meditada diariamente, com os exercícios espirituais e a comunhão junto aos sacramento podem nos ajudar de fato a mudar de vida.

A vida nova só acontece se for em Cristo Jesus.


Jonei Farias, casado, pai de uma filha, reside em Pitanga, região central do Paraná. Jornalista e comunicador, cursou Serviço Social na Universidade do Centro do Paraná. Missionário da Igreja Católica Apostólica Romana e anunciador da Palavra de Deus onde o Senhor enviar. Atua na Paróquia Sant´Ana, como Ministro auxiliar da Eucaristia, e desde 1995 alimenta sua experiencia de fé no Movimento da Renovação Carismática Católica – RCC, no ministério de pregação por cura e libertação.