São João apóstolo e evangelista

“ E junto á cruz estavam a mãe de Jesus, e a irmã dela, e Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena. Vendo Jesus sua mãe e junto a ela o discípulo amado, disse: Mulher, eis ai teu filho. Depois, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. Dessa hora em diante, o discípulo a tomou para casa” ( João 19; 25-27).

Hoje, como igreja de Deus, corpo místico de Cristo celebramos São João apóstolo e evangelista. Tal apóstolo e o autor do quarto evangelho é considerado por muitos autores bíblicos “ O teólogo”, pela profundidade dos seus escritos , a saber: “ o seu evangelho e o Livro do apocalipse”. Um vocabulário muito denso e profundo , más, que depois de uma minuciosa interpretação tudo se desvela aos nossos olhos , como por exemplo o primeiro capítulo do seu evangelho : “ No princípio era a palavra, e a palavra estava junto de Deus, e a Palavra era Deus. Tudo foi feito por meio dela, e sem ela nada foi feito de tudo que existe. Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la” ( Jo 1, 1-5). Vejam como é denso essas palavras iniciatórias de João : nos fala da verdadeira identidade de Cristo enquanto palavra (verbo ). Jesus, enquanto verbo divino, já existia desde antes da própria origem do mundo, ou seja , já existia infinitamente antes de sua encarnação. Portanto, a história de Jesus não começou com seu nascimento, na insignificante cidade de Belém(quando ELE entrou na história humana), más, Jesus , a Segunda pessoa da santíssima Trindade jamais teve um começo. Jesus “era”, “é” e “sempre sera” O PRINCÍPIO, que agora se tornou carne e habita entre nós : na eucaristia, nos sacramentos e todas as vezes que estendemos as mãos para um irmão (ã) necessitado. PENSE NISSO!!!!!!!!!!!
Esse apóstolo era de Betsaida, filho de Zebedeu e de Salomé. Era muito simples e rústico, como os demais discípulos, era pescador . Os que se dominavam, aquele tempo, santos irrepreensíveis; os fariseus e doutores ( a turminha do sinédrio) tiveram a ousadia de chamá-lo de um jovem indouto e inculto , más, Deus tem um sistema habitual de agir sempre usando a simplicidade e aqueles mais simples .
João estava com Jesus nos momentos mais importantes de sua vida, até delegou a proteção de sua Mãe , a Mãe de todos os homens a seus cuidados.
Sabemos que nós que vivemos nos tempos Pós-modernos, ou , se já existe uma outra designação para o tempo que estamos vivendo , pois tudo é muito líquido ( passa depressa , se esvai rápido, temos resposta hoje , que amanhã, já não são …..etc), más, tire um tempo para você , encoste , como joão , apenas alguns segundos sua cabeça no coração sagrado de jesus, coloque suas dúvidas , seus anseios , dificuldades e, porque não : seus agradecimentos . Faça isso você precisa desse momento. O santo, apóstolo e evangelista necessitou , imagine nós!!!!!!!!!!!!!
Se tiver um tempinho em sua preciosa agenda reflita grandes momentos de João com o nosso mestre : João 13,23-25/19,26-27/20,1-10/21,1-25/21, 20-23/21, 24.
Boa e santa reflexão !!!!!!!!
São João apóstolo e evangelista………..ROGAI POR NÓS!!!!!!!!!!


Padre Adriano José Cruzeiro, é sacerdote da Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote. Técnico Agrícola, estudou na Escola Dona Sebastiana de Barros em São Manuel – SP.  Lincenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Salesiano – Unisal – Lorena – SP,  Bacharel em Teologia pela Faculdade Dehoniana – Taubaté- SP, Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Salesiano – Unisal – Lorena – SP, e pós-graduando em Direito Matrimonial e Processual Canônico pelo Centro Universitário Claretiano – Batatais – SP.