Já parou pra pensar como Jesus festejava o ano novo? Luana Fernanda Campanharo apresenta a resposta, falando de cultura religiosa. Acompanhe!
No tempo de Jesus não existia a ideia de organizar uma ceia familiar e fazer uma contagem regressiva para virada do ano à meia noite. Aliás, para eles o dia não começava meia noite, mas sim com o por do sol do dia anterior, ou seja, quando aparecia a primeira estrela no céu, à tardezinha.
Uma festa semelhante ao ano novo era celebrada no sétimo mês, que para nós corresponde em partes setembro e outubro. O ano novo judaico era uma festividade que se estendia por uma semana. A convocação para festa era marcada pelo toque do shofar. Instrumento parecido com um berrante, feito de chifre de carneiro.
O ano novo judaico era um tempo de meditação em que se agradecia a Deus por tudo o que Ele criou. No inicio da festa consumiam comidas doces, com o desejo de um novo ano mais doce e suave. Os alimentos comuns usados nessa festa era o pão, maça com mel, romã, tâmara, carne de ovelha e peixe.
Segundo a Bíblia, em Lv 23,24-32, uma semana depois acontecia o grande jejum, onde todos eram convidados a abster-se dos alimentos e fazer ofertas a Deus, pedindo perdão dos pecados.
Luana Fernanda Campanharo é natural da Pitanga PR. Apaixonada por música, teatro e leitura, é aluna do Colégio Cívico Militar Dom Pedro I. Participa da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Pitanga PR.