Que tristeza

Hoje fui acometido de uma tristeza profunda. A minha oração desta manhã transcorreu neste clima. Rezei com o profeta Jeremias e as suas LAMENTAÇÕES, que na verdade, revela a situação patética de Judá após a conquista de JERUSALÉM pelos babilônicos, que veio a ocorrer como resultado dos pecados do povo e da negligência às advertências feitas pelos profetas. Evidentemente que rezei também movido pela tristeza de saber que já somos mais de 100 mil contaminados pela GRIPEZINHA e já ultrapassamos os 7 mil mortos no país. Não há como ficar insensível diante desta realidade.

Também fui informado que, na madrugada de domingo para segunda feira, perdemos o grande compositor Aldir Blanc, aos 73 anos, vítima do coronavírus. Blanc, um dos grandes nomes da Música Popular Brasileira, é o autor de pérolas como O Bêbado e o Equilibrista, composta em parceria com João Bosco e imortalizada na voz de ninguém menos que Elis Regina. Lançada em 1979, virou uma espécie de hino da resistência à ditadura militar.

O meu alento veio ao refletir o texto do evangelho de hoje, que é a continuação do evangelho lido ontem nas nossas celebrações, em que Jesus se proclama o BOM PASTOR. Um texto belíssimo e que nos deixa confortáveis de saber que o nosso MESSIAS, ao contrário do outro impostor, se preocupa conosco. “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, quando vê que o lobo vem vindo, abandona as ovelhas e foge; o lobo rouba e dispersa as ovelhas. O mercenário, porém, foge, porque é mercenário e não se importa com as ovelhas. Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem a mim, como meu Pai me conhece e eu conheço o Pai. Dou a minha vida pelas minhas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco. Preciso conduzi-las também, e ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor. O Pai me ama, porque dou a minha vida para a retomar. Ninguém a tira de mim, mas eu a dou de mim mesmo e tenho o poder de a dar, como tenho o poder de a reassumir. Tal é a ordem que recebi de meu Pai.” (Jo 10, 11-18)

Esta é, sem dúvida, uma das páginas mais belas do Novo Testamento. Por mais que estejamos distantes da figura do pastor de ovelhas, uma vez que vivemos em cidades, longe da vida rural, o texto nos instiga e provoca segurança com a idéia do Bom Pastor. Jesus é o Bom Pastor, é aquele que faz de tudo para proteger a vida de suas ovelhas. A vida do Pastor e a de suas ovelhas são uma só coisa. ELE vai com elas pelos caminhos e vigia sempre o aprisco. JESUS deu a sua vida por nós e pede que não tenhamos medo e que sejamos capazes de também fazer o mesmo pelo nosso próximo.

A despeito de nossas angústias, que tem sido afloradas neste contexto em que vivemos, não podemos e nem devemos nos abater. Precisamos encontrar forças de onde não as temos, para continuar acreditando que o amanhã virá tão certo quanto o sol trazendo o dia pela mão. Neste sentido, gosto da compreensão que algumas etnias indígenas tem a respeito do SOL. Segundo elas, é o sol que vai BUSCAR o dia. Se não fosse o sol, o dia não viria. Por esta razão, eles tem verdadeira veneração pelo ASTRO REI, que é o responsável direto em fazer acontecer cada dia.
Por fim, que a nossa vida seja preenchida com as palavras do salmo 41/42
Minha alma suspira por vós, ó meu Deus.
Assim como a corça suspira pelas águas correntes,
suspira igualmente minha alma por vós ó meu Deus!
A minha alma tem sede de Deus e deseja o Deus vivo.
Quando terei a alegria de ver a face de Deus?
Enviai vossa luz, vossa verdade: elas serão o meu guia;
que me levem ao vosso monte santo, até a vossa morda!
Então irei aos altares do Senhor, Deus da minha alegria.
Vosso louvor cantarei ao som da harpa, meu Senhor e meu Deus!