Anunciai-O de cima dos telhados

Jesus Cristo, o Verbo encarnado, deixou-nos o exemplo para comunicar com o Pai e com os homens, quer vivendo momentos de silêncio e de recolhimento, quer pregando em todos os lugares e com as várias linguagens possíveis. Ele explica as Escrituras (é o exegeta do Pai – Jo 1,18), exprime-se em parábolas, dialoga na intimidade das casas, fala nas praças, ao longo dos caminhos, nas margens do lago, nos cimos dos montes. O encontro pessoal com Ele não deixa ninguém indiferente, mas estimula a imitá-lo: “O que vos digo às escuras, dizei-o à luz do dia; e o que escutais ao ouvido, proclamai-o sobre os telhados” (Mt 10, 27). No segredo do nosso coração, escutamos a verdade de Jesus; agora, devemos proclamar essa verdade de cima dos telhados.

No início do novo milênio, após o ano da celebração do grande jubileu do Cristianismo, o papa São João Paulo II dirigiu esta mensagem a toda a Igreja por ocasião do 35º dia mundial das comunicações sociais: “Anunciai-o de cima dos telhados” – o Evangelho na era da comunicação global. Esta mensagem estava profundamente marcada pela experiência jubilar. O Ano Santo da Encarnação constituiu um marco muito importante na vida de milhões de cristãos. Esta experiência, que é de entusiasmo e alegria, segue-se propondo mais uma vez o convite à Igreja para anunciar o grande mistério da fé: Jesus Cristo, o mesmo ontem, hoje e sempre (Hb 13,8). No próximo domingo, dia 24 de maio de 2020, celebramos o 54º dia mundial das comunicações sociais. E hoje, em meio à pandemia, aquela mensagem do início do novo milênio, torna-se ainda mais atual.

A imagem dos “telhados” varia muito, segundo a arquitetura de cada região cultural, mas precisamente hoje, na era da comunicação global, é cada vez mais freqüente ver por todo o planeta os tetos das casas povoados de antenas: isto se vê desde o topo dos grandes prédios até as simples casas e cabanas do interior do sertão. Estamos diante de uma “floresta de transmissores e de antenas que enviam e recebem mensagens de todos os tipos, para e dos quatro cantos da terra”. No meio de tudo isto, é preciso, diz a mensagem, “que a Palavra de Deus seja escutada. Proclamar hoje a fé de cima dos telhados significa anunciar a palavra de Jesus no e através do mundo dinâmico das comunicacões sociais (…) que atingem um auditório global (…) [e considerar] as capacidades positivas da internet de transmitir informações religiosas e ensinamentos para além de todas as barreiras e fronteiras”.

Vemos a Internet como meio de evangelização, trazendo também, evidentemente, os seus desafios. O chamado ciberespaço é o areópago atual, onde os cristãos são chamados a marcar presença, procurando conhecer a sua linguagem, suas articulações e estruturas, a fim de não se deixar contaminar pelos frutos anti-éticos que estão presentes no mundo da web. Percebe-se, portanto, que não se pode negar a capacidade da Internet de comunicar informação religiosa e cristã. Fica questionável a sua condição de instrumento de evangelização quando o internauta “cristão” não passa da tela do computador para o engajamento histórico – na comunidade cristã e na sociedade; neste caso, ter-se-ia transformado em adorador de um ídolo sem força de salvação.

A exortação pontifícia fala forte que os cristãos e cristãs não podem ignorar o mundo das comunicações sociais, pois os MCS de todos os tipos podem desempenhar um papel essencial na evangelização direta e na transmissão aos povos das verdades e dos valores que salvaguardam e enobrecem a dignidade humana. A presença da Igreja nos MCS é efetivamente um importante aspecto da inculturação do Evangelho, exigida pela nova evangelização, para a qual o Espírito Santo exorta a Igreja no mundo inteiro. Verificamos, que desde o seu nascimento, o Cristianismo está às voltas com a comunicação. O Mestre Jesus apresentou-se como comunicador do Pai e seus discípulos espalharam-se pelo mundo para proclamar o Evangelho do Reino de Deus, pois a narrativa evangélica está toda calcada na figura do Jesus-comunicador. Deste modo, fazendo nosso, de certa forma, o pedido dos discípulos “ensina-nos a orar” (Lc 11,1), podemos pedir ao Senhor que nos guie para compreendermos a comunicar com Deus e com a humanidade através dos maravilhosos instrumentos da comunicação social.

Reconduzidos ao horizonte desta comunicação última e decisiva, sobretudo em tempos de isolamento social, os mass media revelam-se uma oportunidade providencial para alcançar as pessoas em todas as latitudes, superando barreiras de tempo, de espaço e de língua, formulando nas modalidades mais diversas os conteúdos da fé e oferecendo, a todos os que as procuram, metas seguras que permitam entrar em diálogo com o mistério de Deus plenamente revelado em Jesus Cristo.