São Cirilo e São Metódio

Vimos na segunda feira passada no santo para cada dia a história de São Ricardo . Um pai de família que queria ser santo, que, conseguiu e, ainda deu esse grande exemplo para seus três filhos. No dia de hoje a igreja celebra dois santos que também são irmãos: São Cirilo e São Metódio. (que na realidade seus nomes eram Miguel e Constantino). Centralizaram todas suas ações e atividdes pastorais na Europa central, fato que lhes chamavam apóstolos dos eslavos. Tinham grande facilidade metodológica para adaptarem O Evangelho á quele povo, fato este, que fez surgir muitas polêmicas entre os gregos e latinos .
São Cirilo criou um novo alfabeto eslavo e traduziu a bíblia, o Missal e rituais. Além dessa formidável adaptação de evangelização eles conseguiram, dentro da cultura do povo eslavo, chamar grande números de cristãos respeitando a respectiva cultura. Sofreram muito por serem renovadores e passaram por muitas provações e perseguições. Foram até acusados de cisma e heresia. Más, nada pode ir contra os planos de Deus para cada povo, onde formamos um só povo com Cristo. Os dois irmãos estavam focados com olhar no cristo e a sua máxima: ‘ Ide para o mundo inteiro e fazei todos discípulos meus, batizando em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo”(Mt, 28,18).
Cirilo, monge, faleceu em Roma em 869; seu irmão, também monge, foi ordenado bispo e nomeado delegado do Papa junto aos eslavos, vindo a falecer no ano de 885. São João Paulo II proclamou-os, juntamente com São Bento, padroeiro da Europa.

Oremos:

Ó Deus, pelos dois irmãos Cirilo e Metódio, levastes a luz do Evangelho aos povos eslavos; dai-nos acolher no coração a vossa Palavra e fazei de nós um povo unido na verdadeira fé e no fiel testemunho do Evangelho. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

São Cirilo e São Metódio, rogai por nós!!!!!!

Referência:

“ Um Santo para cada dia/ Mario Sgarbossa, Luigi Giovanni, ( Tradutor Onofre Ribeiro). São Paulo; Paulus, 1983.


Padre Adriano José Cruzeiro, é sacerdote da Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote. Técnico Agrícola, estudou na Escola Dona Sebastiana de Barros em São Manuel – SP.  Lincenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Salesiano – Unisal – Lorena – SP,  Bacharel em Teologia pela Faculdade Dehoniana – Taubaté- SP, Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Salesiano – Unisal – Lorena – SP, e pós-graduando em Direito Matrimonial e Processual Canônico pelo Centro Universitário Claretiano – Batatais – SP.