A Liturgia desse domingo traz a importância da Palavra de Deus na vida do Povo de Deus.
Na 1ª Leitura (Ne 8,2-4.5-6.8-10), encontramos o Povo reunido em assembleia lendo e estudando a Palavra de Deus. No retorno do exílio da Babilônia, Esdras e Neemias tentam reconstruir o país, recuperar a memória do passado e conservar a própria identidade como povo. O instrumento encontrado para essa obra foi a Palavra de Deus. O texto mostra a importância que a Palavra deve assumir na vida de uma comunidade: local cuidadosamente preparado, o livro é acolhido de pé, a Palavra é aclamada e proclamada claramente, é explicada numa linguagem compreensível, provoca o povo para uma atitude de conversão e tudo termina numa grande festa. Este texto é um manual de como deve ser uma “Celebração da Palavra”.
Na 2ª Leitura (1Cor 12,12-30), Paulo, falando dos carismas no “Corpo de Cristo” (Igreja), sublinha que a Comunidade cristã é gerada e alimentada pela Palavra de Deus.
No Evangelho (Lc 1,1-4; 4,14-21), Cristo proclama e atualiza a Palavra de Deus, num sábado, na sinagoga de Nazaré. A missão de Jesus é a nossa Missão. Também nós fomos ungidos pelo Espírito Santo e enviados para anunciar uma Boa Nova de esperança. Aos pobres: mais abertos a Deus… Aos presos: Libertar da miséria, vícios, injustiças, do pecado… Aos cegos: pela miséria, a exploração e estruturas anticristãs… Aos oprimidos: para a conquista dos seus direitos…
Que importância você tem dado a Palavra de Deus? Busca lê-la e praticá-la?
Bom domingo.
Deus te abençoe.
Fonte: Diopuava
Dom Amilton Manoel da Silva, CP é um missionário passionista e bispo diocesano de Guarapuava PR.