A alegria de Deus está com os Santos

Celebrando a grande festa de Todos os Santos, somos convidados a pensar na nossa vida, mas olhando as pessoas que acreditaram em Deus, que aceitaram os ensinamentos do Filho de Deus, Jesus Cristo, Salvador do mundo, e procurar viver no dia a dia, a mensagem evangélica. Deste modo se tornaram atentos seguidores do Mestre divino, fazendo suas atividades um empenho de amor, semeando paz e alegria em redor de si.

Vocês notam como a vida dos santos é própria de pessoas que usaram bem sua inteligencia, para descobrir os rumos certos e fazer de suas vidas e experiencias algo de útil à sociedade, sabendo que a luz do Evangelho serve a dar sentido a tudo que fazemos. Assim os Santos são construtores de um mundo mais humano, porque mais cristão.

Aí vocês ficam quase que desanimados, achando que estão longe de se como os Santos. Gostaria de dizer -lhes que, apesar de nossos defeitos e fraquezas, quando temos a vontade firme de praticar os ensinamentos da Palavra de Deus, estamos no caminho da santidade. É importante saber que a santidade não consiste em fazer milagres, que alias, só Deus faz. Mas ser santo é pautar a vida no amor de Deus e ao próximo. Este amor praticamos quando temos presentes todos os mandamentos de Deus e os praticamos.

Então é santo o homem que, sendo pai, mostra sua fé na fidelidade matrimonial, na dedicação do trabalho honesto, na paz com todos, na alegria de poder colaborar com a comunidade. É santa a mulher que, sendo mãe, faz de cada atividade diária gestos de amor e carinho para alegrar a vida do esposo e dos filhos. São santos todos os que, em qualquer situação de suas vidas, sabem agir olhando os outros como irmãos e não como inimigo ou adversários. Ser santo é mostrar ao mundo que a fé é uma luz que faz ver, além dos compromissos aqui na terra, uma vida que será feliz junto a Deus, autor da vida e da felicidade. Esta é a esperança do cristão, que deseja participar da plena comunhão com Deus.

Pelo batismo e através dos demais sacramentos, começamos nossa caminhada rumo  a pátria definitiva. Mas não é o suficiente pertencer à Igreja instituída por Jesus Cristo. O Mestre divino nos da nas Bem Aventuranças o caminho do Reino dos Céus, porque as Bem Aventuranças nos pedem para priorizar tudo aquilo que nos leva a Deus e nos mantem unidos a Ele. O dinheiro e os bens materiais prejudicam, quando se tornam mais importantes do que aquilo que favorece a minha união com Deus e com o próximo. A fome e sede de justiça, o perdão, a busca da paz são atitudes do cristão para colocar mais alegria no mundo e preparar o paraíso.

É este o caminho da santidade, isto é, da felicidade verdadeira. Não é fácil. Por isso Jesus Cristo dá o Espírito Santo a quem o pede de coração aberto.