A ascensão e a nossa missão

Celebramos hoje a festa da Ascensão do Senhor. Os últimos momentos de Jesus junto aos apóstolos e sua volta ao Pai.

A 1ª leitura (At 1,1-11) sublinha a vinda do Espírito Santo e o testemunho dos discípulos “até os confins do mundo”. A Ascensão é um convite para seguir o caminho de Jesus, que Ele veio apresentar e passou para as mãos da Igreja, animada pelo Espírito Santo.

A 2ª leitura (Ef 1,17-23) anuncia o sentido profundo e atual que tem a Ascensão do Senhor para a Igreja e para cada cristão.

O Evangelho de Lucas (Lc 24,46-53) termina com o episódio da Ascensão. Na despedida, Jesus define a missão dos discípulos no mundo. A Ascensão é o término da missão terrena de Jesus, embora continue sua atuação mediante o Espírito Santo. É o Início da missão da Igreja, pois ela deve continuar o que Ele começou. É um movimento para o alto, um impulso para o infinito, uma procura da vida que não tem fim. Por isso devemos viver desapegados das coisas da terra, pregando o Evangelho e esperando a vinda do Espírito Santo, pela oração junto com Maria, a Mãe de Jesus, e pela ação, que é o jeito excelente de não ficarmos de braços cruzados, olhando para o céu; é o modo de continuarmos a Missão do Salvador.

Rezemos pela unidade das Igrejas cristãs, pois estamos iniciando a Semana de Unidade dos Cristãos. E hoje celebramos o Dia Mundial das Comunicações Sociais. Parabéns, aos comunicadores que prezam pelo anúncio da verdade, pautados nos valores do Evangelho.

Bom domingo!
Deus te abençoe.

Fonte: Diopuava


Dom Amilton Manoel da Silva, CP é um missionário passionista e  bispo diocesano de Guarapuava  PR.