A busca dos primeiros lugares

Na sociedade de hoje, a procura do primeiro lugar, no campo político, social, profissional e outras atividades, é muito comum.  Isso cria muitas vezes um clima de concorrência e competição, de ódio e conflitos. Mas o que nos propõe a Palavra de Deus?

A 1ª leitura (Eclo 3,19-21.30-31) fala da virtude da humildade, para ser agradável a Deus e às pessoas, para ter êxito e ser feliz.  Ser humilde significa assumir com simplicidade o nosso lugar, sem humilhar os outros com a nossa superioridade. Significa pôr os próprios dons a serviço de todos, com simplicidade e com amor. Aí está o segredo do êxito e da felicidade.

A 2ª leitura (Hb 12,18-19.22-24a) afirma que a vida cristã exige de nós determinados valores e atitudes, entre os quais a humildade, a simplicidade, o amor.

No Evangelho (Lc 14, 1.7-14), Jesus é convidado a um banquete na casa de um fariseu e aceita. Mas fica impressionado com duas coisas, que observa: a corrida pelos primeiros lugares e o tipo de pessoas que foram convidadas. E conta duas pequenas parábolas. A 1ª é para os convidados que escolhiam os primeiros lugares: aquele que ocupou o primeiro lugar teve de cedê-lo a um mais importante. Aquele que ocupou o último lugar foi convidado para um lugar melhor. E Jesus conclui: “Quem se exalta será humilhado e aquele que se humilhar será exaltado”. A 2ª é para quem convidara: “Quando deres uma refeição, não convides os que poderão te retribuir. Pelo contrário, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. Terás uma recompensa na ressurreição dos justos…”.
Resumindo, Jesus propõe duas atitudes: Na escolha dos lugares: humildade. Na escolha dos convidados: gratuidade. Amor sem interesses.

Dia dos catequistas! Gratidão a esses homens e mulheres que deixam um tempo na semana para evangelizar. O testemunho de vocês é uma riqueza para a Igreja.

Bom domingo!
Deus te abençoe.

Fonte: Diopuava


Dom Amilton Manoel da Silva, CP é um missionário passionista e  bispo diocesano de Guarapuava  PR.