A coragem de transcender  as Fraquezas

Pois é na fraqueza que a força se realiza plenamente… Pois quando sou fraco ai é que sou forte. (2 Co 12 9,10b)

Em algum  momento da nossa história  sentimos medo e fugimos de se encontrar com nossas fraquezas, limitações, vulnerabilidade e  sombras. Para lidar com essas situações podemos ocultar ou negar essas situações.  Para o psicanalista   Jung    a Persona ou personalidade  é como   máscara, onde  são  usadas  todos os dias, através  dos diferentes comportamentos e atitudes, variando de acordo com o ambiente  sociais com o intuito  obter agradar, impressionar e também conquistar  aprovação social.

  A uma mídia crescente que prega o sucesso, como vencer precocemente ou seja de formulas instantânea, isso   porque a um construto   social que prega  o sucesso como um meio para ser feliz.  As mídias sociais  é um propulsor  de pessoas jovens expondo seus carros, casas ,viagens o que dá entender que o sucesso deve e ocorre de maneira imediata.

 Se você fazer uma busca  na internet encontrará  e inúmeros gurus pregando como conquistar o sucesso, como ganhar dinheiro, como vencer, de maneira imediata. É como se estipulasse uma data marcada para obter  sucesso profissional, pessoal e espiritual. Na maioria das vezes  somos estimulados a pensar que até determinado tempo está determinado o alcance do sucesso,  ter um carro um emprego, uma casa, uma família perfeita, caso isso não ocorra estamos fadados ao fracasso.

Nessa  perspectiva encontra-se  muitos jovens desanimando de viver porque não conseguiram atingir as metas do sucesso. Se faz necessário desmistificar desconstruir  este construto social ligando o sucesso ao imediatismo e a perfeição.

Sucesso é um processo, construído no ordinário da vida, na maioria das vezes ficamos esperando ter uma grande ideia para  escrever um bom texto, ser um  profissional excelente para dar orientação, ter todo conhecimento para dar um conselho, estar pronto para um relacionamento, ter evoluído espiritualmente, dar contribuições inovadoras e revolucionarias, contudo isso não ocorre num primeiro momento para escrever brilhantemente será necessário tempo e iniciar a escrever nem sempre virá ideias brilhantes é um aperfeiçoamento e isso serve para todas a as áreas para  ser um bom profissional leva tempo e ensaios é provável que no processo é possível encontrar falhas. Quando nos deparamos com nossas fraquezas, limitações e sombras não dever ser visualizado como  motivo para desistência ou desânimos  e sim como o Apostolo Paulo prega como uma maneira de buscar a completude para evoluir em diferentes aspectos da vida porque aquilo que desconheço não posso mudar.

Passar pela escuridão, conhecer nossas sombras e  fraqueza  e uma atitude de coragem, em assumir a vida com as próprias mãos pois deixamos o medo dos julgamentos, a vergonha do que irão pensar  e assumimos a autenticidade da nossa história Esperar estar perfeito é sabotar nossa história pois podemos paralisar devido ao medo do que irão pensar ou dizer sobre mim e permanecemos no mesmo lugar.

Os grandes vencedores são aqueles que assumiram sua fragilidade e limites, transformando-os em grande trunfo pessoal.


Fernanda Almeida Santos,   psicóloga  CRP08/25722,  formada pelo Centro Universitário Campo real, atua na área clínica e social da psicologia. Apaixonada pelo conhecimento e todas as áreas que envolvem as  relações humanas.