A história da Igreja está repleta de testemunhos dos discípulos que fortalecidos pela Eucaristia a exemplo da Mãe de Deus dão sua vida na confiança no Pai e na entrega ao próximo, transformando o mundo pelo amor.
Recordemos tantos nomes, entre os quais Dom Oscar Romero, assassinado ao celebrar a Eucaristia, Padre João Bosco Burnier, irmã Cleusa e recentemente Irmã Doroty. Lembro-me especialmente do Cardeal vietnamita Francisco Xavier Van Thuan que em comunhão com Cristo na Eucaristia manteve-se sereno e confiante, conseguiu superar nove anos de cárcere no isolamento total e venceu pelo amor perdoando a quantos o mantinham na prisão.
Mas a força da Eucaristia se manifesta igualmente nos gestos de amor das mães e pais vivendo a fé na dedicação aos filhos, no cuidado dos filhos pelos pais, no amparo aos idosos e enfermos, na doação aos membros da comunidade aos necessitados, assegurando alimentos, oportunidades de trabalho, auxílio para saúde e outros. São testemunhas silenciosas do amor gratuito que Cristo nos comunica na Eucaristia.