A FORÇA DE DENTRO É MAIOR DO QUE TODOS OS VENTOS CONTRÁRIOS

Reflexão Litúrgica: Terça-feira,
09/05/2023, V Semana do Tempo Pascal

 Na Liturgia desta terça-feira da V Semana do Tempo Pascal, vemos, na 1a Leitura (At 14,19-28), o resultado da viagem missionária dos apóstolos, na qual fundaram e organizaram novas comunidades cristãs. Aqui podemos perceber três elementos importantes necessários para avaliar nossas comunidades quanto aos desafios e trabalhos pastorais que realizamos. Quais foram as orientações dos apóstolos?

1º) Anunciar a Palavra com coragem e permanecer firmes na fé;

2º) Superar conflitos, partilhar alegrias e conquistas. Os sofrimentos são indispensáveis para entrar no Reino, confirmam a autenticidade da mensagem e possibilitam sentir a presença de Deus na caminhada da comunidade;

3º) Organizar a comunidade, partilhar os serviços e não concentrar tudo em alguns. Os trabalhos na comunidade devem ser assumidos por todos; cada um deve fazer pelo menos um pouco dos trabalhos e não poucas pessoas fazendo tudo pelos outros. “Os apóstolos designaram presbíteros para cada comunidade”, é um trabalho para administrar, vigiar e defender a comunidade.

No Evangelho (Jo 14,27-31a), Cristo promete aos seus discípulos enviar o Espírito Santo e este fará morada no coração humano: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada”. A presença corporal de Jesus é substituída pela presença espiritual, interior, no coração humano, para que este, quando exposto aos males do mundo e, às vezes, numa dimensão estratosférica, encontre, na Palavra, na lei e no projeto de Deus, o remédio que lhe traga a paz fundamental, pois bilhões de corações inquietos não compõem uma humanidade em paz.

Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus.


Padre Leomar Antonio Montagna é presbítero da Arquidiocese de Maringá, Paraná. Doutorando em Teologia e mestrado em Filosofia, ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR – Câmpus de Curitiba. Foi professor de Teologia na Faculdade Missioneira do Paraná – FAMIPAR – Cascavel, do Curso de Filosofia da PUCPR – Câmpus Maringá. Atualmente é Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças em Sarandi PR.