A força transformadora da Eucaristia

A encarnação do Filho de Deus e sua entrada na história humana vieram em socorro da humanidade injusta e conflitante. Jesus Cristo anuncia uma vida nova para a humanidade, cuja lei é o amor primeiro, o amor gratuito que proclama ao celebrar a nova e eterna Aliança. Diante de um mundo desigual, e injusto onde atua o ódio no coração humano que causa divisões e desânimo, a resposta é o mandamento do amor, promulgado pela sua palavra e seu testemunho de entrega por nós.

A Eucaristia apresenta-se assim como a força renovadora da sociedade enquanto vai nos ajudar pela vivência do amor a enfrentar os desafios que minam e destroem a convivência humana.

O Papa João Paulo II afirma, com zelo e clarividência, que a autenticidade de nossas celebrações eucarísticas está ligada à operosidade fraterna, indo ao encontro das muitas pobrezas do mundo.

Pensemos no drama da miséria, nas doenças endêmicas, na solidão dos idosos, na angústia dos desempregados e na situação aflitiva dos imigrantes. A solicitude pelos irmãos e irmãs que passam por necessidade espiritual e material manifestará ao mundo que somos verdadeiramente discípulos de Jesus Cristo.