A marca do cristão tem de ser o serviço desinteressado aos outros

Reflexão litúrgica: quarta-feira, 16/03/2022
2ª Semana da Quaresma

Na Liturgia desta quarta-feira, 2ª Semana da Quaresma, vemos, na 1a Leitura (Jr 18,18-20), que as autoridades fazem um complô contra o profeta, pois este desvenda a injustiça das estruturas da sociedade, atingindo aqueles que são privilegiados por essa estrutura injusta. Não tendo a quem recorrer em sua defesa, Jeremias se dirige a Deus, pedindo justiça.

No Evangelho (Mt 20,17-28), vemos que pela terceira vez Jesus comunica aos discípulos o confronto que deverá travar com os poderosos de Jerusalém. Mas o pedido da mãe de Tiago e João, e depois a reação dos outros dez, mostram claramente que eles ainda estão longe de aderir a Jesus e a seu projeto: a preocupação deles é com o poder e os privilégios que Jesus lhes poderia conferir. Esta é a oportunidade para Jesus esclarecer o sentido de sua presença no meio da humanidade e para deixar claro que a comunidade que o segue não pode reproduzir os esquemas de violência e dominação utilizados pelos poderosos. Sua marca tem de ser o serviço desinteressado aos outros.

Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus.

 


Padre Leomar Antonio Montagna é presbítero da Arquidiocese de Maringá, Paraná. Doutorando em Teologia e mestrado em Filosofia, ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR – Câmpus de Curitiba. Foi professor de Teologia na Faculdade Missioneira do Paraná – FAMIPAR – Cascavel, do Curso de Filosofia da PUCPR – Câmpus Maringá. Atualmente é Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças em Sarandi PR.