17 de julho
Inácio de Azevedo é natural do Porto (Portugal). Nasceu em 1526, recebeu cuidadosa educação, entrou na Companhia de Jesus em 1548 e foi ordenado sacerdote em 1553. Em 1565 o Padre Geral, São Francisco Borja, confiou a Inácio a inspeção das missões das Índias e do Brasil. Após visitar o Brasil, escreveu a São Francisco Borja pedindo reforços.
Este lhe ordenou que os recrutasse em Portugal e Espanha e os chefiasse numa missão ao Brasil. Assim partiram, a 5 de junho de 1570, Inácio e seus 39 companheiros (31 portugueses e 8 espanhóis). Ao largo das ilhas Canárias, o navio foi interceptado por corsários anticatólicos que, tomando o navio, martirizaram todos os jesuítas. O Papa Pio IX confirmou o culto desses mártires em 1854.
OREMOS:
Ó Deus, que escolhestes Inácio de Azevedo e seus trinta e nove companheiros para regarem com seu sangue as primeiras sementes do Evangelho lançadas na Terra de Santa Cruz, concedei-nos professar constantemente, para vossa maior glória, a fé que recebemos de nossos antepassados. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Padre Adriano José Cruzeiro, é sacerdote da Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote. Técnico Agrícola, estudou na Escola Dona Sebastiana de Barros em São Manuel – SP. Lincenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Salesiano – Unisal – Lorena – SP, Bacharel em Teologia pela Faculdade Dehoniana – Taubaté- SP, Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Salesiano – Unisal – Lorena – SP, e pós-graduando em Direito Matrimonial e Processual Canônico pelo Centro Universitário Claretiano – Batatais – SP.