Bem-aventurado Urbano V

19 de Dezembro

 Nasceu no castelo de Grisac, em Languedoc, em 1310, de família nobre. Ingressou ainda muito jovem no mosteiro dos beneditinos do priorado de Chirac onde recebeu sólida cultura.

Doutorou-se em direito. Na  Cúria pontifícia exerceu vários encargos como delegado em Milão e em Nápoles, onde chegou-lhe a nomeação para Pontífice. Foi eleito Papa  a 28 de setembro de 1362, embora não fosse nem cardeal, nem bispo.

Consagrado bispo em Avignon, no mesmo dia, 6 de novembro de 1362, recebia a tiara com o nome de Urbano V. A esperança de volta do papa a Roma pareceu logo que se realizaria.  Este papa ativíssimo e piedoso mostrou logo possuir os dotes do homem de governo e mão firme no guiar a barca de Pedro, numa época tão difícil na vida interna da Igreja.

Não foi só metaforicamente que embarcou na barca de Pedro. Apenas cinco anos após sua elevação ao Papado e precisamente a 30 de abril de 1367, embarcou com toda a cúria numa verdadeira frota de navios e dirigiu-se para Roma, mas por pouco tempo, tendo que retornar a aAignon

Morreu de fato a 19 de dezembro daquele mesmo ano. Esta nova escolha, motivada por situações históricas particulares, não depõe contra os grandes méritos do seu pontificado, que durou oito anos, ao qual se atribuiu reforma eficaz dos costumes e incremento particular da doutrina cristã e dos estudos em geral.

Bem-aventurado Urbano V: rogai por nós!


Padre José de Lima, nasceu em 06 de março de 1950 na cidade de Penápolis,  estado de São Paulo. Ordenado sacerdote 02 de dezembro de 1978, pertence a Congregação Salesiana. Graduado em Filosofia, Teologia, Letras, Pedagogia e atualmente cursa História. Exerceu diversas atividades na Congregação sendo diretor espiritual, professor e vigário. Atualmente mora no Colégio Santo Antônio e é vigário da Paróquia Nossa Senhora da Guia em Coxipó da Ponte – Cuiabá MT.