Cada um de nós é um projeto de Deus em desenvolvimento

Reflexão litúrgica: Segunda-feira, 16/10/2021,
28ª Semana do Tempo Comum, Memória de Santa Edviges,
religiosa e Santa Margarida Maria Alacoque, virgem

Na Liturgia desta segunda-feira, 28ª Semana do Tempo Comum, na 1a Leitura (Rm 1,1-7), o Apóstolo Paulo lembra que Jesus é a boa-nova de Deus há tempos anunciada pelos profetas, nas Sagradas Escrituras, mas judeu de nascimento, da família de Davi. O importante nesta leitura está, também, no fato de que a vida de Cristo, segundo a carne – sua passibilidade, sua eventualidade histórica, e segundo o espírito – no poder santificador que lhe vem da ressurreição, é o centro e o objeto do alegre anúncio, prometido pelos profetas, cumprido e realizado pelo próprio Jesus, e depois anunciado pelos apóstolos.

No Evangelho (Lc 11,29-32), vemos que não é um sinal maravilhoso que leva as pessoas à conversão, e sim a adesão ao projeto da nova história, manifestado na palavra de Jesus. Não faltaram os sinais de Deus semeados ao longo da história da salvação. Faltaram, isto sim, corações abertos e fé para acolher a comunicação divina e obedecer a vocação à santidade que o Senhor concede a todos.

Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus.

 


Padre Leomar Antonio Montagna é presbítero da Arquidiocese de Maringá, Paraná. Doutorando em Teologia e mestrado em Filosofia, ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR – Câmpus de Curitiba. Foi professor de Teologia na Faculdade Missioneira do Paraná – FAMIPAR – Cascavel, do Curso de Filosofia da PUCPR – Câmpus Maringá. Atualmente é Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças em Sarandi PR.