Introdução
Tendo sido vividos e cumpridos os dois tempos anteriores (pré-catecumenato e catecumenato) e tendo passado pelas duas etapas que se seguem aos respectivos tempos (a admissão e a eleição), chega-se ao terceiro tempo do caminho catecumenal chamado de Iluminação e Purificação.
Quaresma – Tempo da Iluminação e Purificação
Em poucas palavras, se o catecumenato era o tempo mais longo, chegando a compor-se de vários anos, este é um tempo mais breve e que normalmente coincide com a preparação quaresmal para as solenidades pascais e a recepção dos sacramentos na Vigília Pascal.
Este tempo localiza-se na última quaresma que antecede a Páscoa, que por sua vez, era o momento em que os catecúmenos eram batizados,crismados e recebiam a Eucaristia.
Assim como toda a comunidade cristã nesse período quaresmal é convidada a renovar-se e se dispor a viver intensa e profundamente a festa maior de sua fé, a Páscoa, do mesmo modo, esse mesmo tempo torna-se oportuno para que os catecúmenos intensifiquem sua preparação para receber os sacramentos através de um cuidado ainda maior do espírito e do coração, mais que da razão, como o foi no tempo anterior do catecumenato, onde o conhecimento doutrinal era o foco principal. Poderíamos dizer que, se antes a dedicação era mais intelectual, agora a dedicação é muito mais espiritual, vivencial e celebrativa.
Iluminado por quem e purificado do que?
Os catecúmenos reuniam-se quase todos os dias, por três horas, menos aos sábados. “Trata-se de uma preparação intensiva para a purificação das intenções e propósitos e arrependimento das falhas, erros, pecados, mas tambémpara uma substancial introdução aos sacramentos do batismo, da unção com óleo santo e da Eucaristia…uma espécie de retiro…visa-se purificar o
catecúmeno de todo pecado, arrancá-lo do poder das forças do mal e colocá-lo em união salvadora com Cristo, para ser iluminado por Ele” (Ir. Nery, p. 87 e 88). (cf. Ir. Nery. Catequese com Adultos e Catecumenato; história e proposta. Paulus – SP -, 2019).
Definindo o terceiro tempo do catecumenato
O Ritual de Iniciação Cristã de Adultos (RICA), afirma que nesse tempo, a intensa preparação espiritual, mais relacionada à vida interior que à catequese, como já acima se disse, procura purificar os corações e espíritos pelo exame de consciência e pela penitência, e iluminá-los por um conhecimento mais profundo de Cristo, nosso Salvador (cf. RICA, n. 25).
Conclui-se, dessa forma, que o tempo da purificação e da iluminação, é um tempo privilegiado para que aqueles que se aproximam dos sacramentos, possam preparar-se de maneira integral para que os sacramentos possam ser administrados com a esperança de que realmente muitos e abundantes frutos de vida cristã sejam vivenciados pelos neófitos (catecúmenos recém-batizados).
E para que isso aconteça, de maneira pedagógica, esse tempo é organizado e vivenciado pelos chamados escrutínios, exorcismos e ritos de entrega, que iremos apresentar um a um no próximo artigo.
Fonte: Estrela Matutina / Dezembro de 2021
Padre Sidnei José Reitz, natural de Rebouças – PR. Sacerdote da Diocese de União da Vitória – PR, foi Reitor do Seminário Diocesano da mesma Diocese. Atualmente é o Cura da Catedral Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora Aparecida da Diocese de União da Vitória – PR, Assessor Eclesiástico da Catequese, e membro do Conselho Presbiteral.