Como entender as imagens de Maria que surgem na natureza e objetos

Centenas de católicos aqui, ali e acolá relatam ter encontrado, em algum momento, uma imagem de Nossa Senhora em elementos da natureza, como nas nuvens, numa vidraça, num pedaço de madeira, numa fruta ou em tantos outros elementos. Conheci uma mulher que guardava em casa um pedaço de vidro, porque nele conservava a imagem de Nossa Senhora das Graças. Já vi, também, um agricultor que fez uma gruta sob uma pedra, porque nessa apareceu um desenho, que ele julgava ser Nossa Senhora. Mas essas imagens geralmente são indefinidas. Às vezes as orelhas, a boca, o nariz ou alguma outra parte do corpo falta.

            Como se explica isso? São coincidências ou são milagres? É conhecido pela neurociência o fenômeno da pareidolia. Este se refere à capacidade do cérebro para identificar na natureza e objetos inanimados formas humanas, principalmente rostos. Isso se deve ao fato de que nosso cérebro, durante a infância, aprendeu a desenvolver habilidades especiais para reconhecer rostos diferentes.

            Essa capacidade do nosso cérebro explica a tendência de vermos formas humanas na natureza; o que possibilita as pessoas encontrar rostos nas nuvens, em blocos de pedras, madeira e outros. Mas também é possível encontrar formas de animais ou de outras figuras, o que é natural. Porém, quando isso acontece não se dá a devida importância. Não se divulga!

            Mas quando se encontra figuras que lembram Nossa Senhora ou algum santo, as pessoas religiosas católicas, além de guardar, quando possível, também divulgam bastante o ocorrido. E não é tão difícil fazer essa identificação, pois a maioria daquilo que existe na natureza nos remete as formas geométricas do círculo, o que lembra um rosto humano; e a figura do triângulo, o que lembra o formato do corpo de uma imagem de Nossa Senhora.

            Mas essa explicação natural descarta o milagre? A pessoa religiosa é livre para tirar uma lição de fé dos acontecimentos cotidianos e aceitá-los como milagres. Poderá entender que através daquele acontecimento Nossa Senhora está mais perto dela. Se essa experiência a leva a um amor maior a Nossa Senhora e ao próximo, o fenômeno tem sua validade funcional na vida da pessoa religiosa. Isso é positivo!

            E se você encontrar por aí alguma figura que lembra Nossa Senhora, seja na natureza ou algum objeto inanimado, guarde-a. É um desenho natural de Nossa Senhora, mas muito fascinante sempre!

Portal do Peregrino

Imagem: myllasfreitas.blogspot.com