Como os pais podem ajudar na saúde dos filhos através da imposição de mãos

Quem de nós não se recorda da infância, quando em algum momento de dor, a mãe ou o pai passava a mão no corpo da gente, e dizia que tudo ia ficar bem? Parecia um truque de mágica, mas a dor logo sumia mesmo.

Há milhares de anos as mais diferentes religiões incentivam à imposição das mãos, como meio para pedir o bem estar das pessoas. Em toda a história se levantaram místicos, dessa ou daquela religião, prometendo ajudar as pessoas com suas mãos.

Essa prática foi amplamente usada por Jesus e pelos apóstolos, para curar e abençoar (Mc 1,40; 6,5; 4,40; 10,13-14; Lc 13,13; At 5,12). Na Igreja Católica, a prática ficou mais restrita aos sacerdotes. Contudo, Jesus disse que todos que crêem podem impor as mãos: “Os que tiverem crido… Imporão as mãos sobre os enfermos, e estes ficarão curados” (Mc 16,17).

Em meados de 1978, no município de Santo Amaro da Imperatriz, Santa Catarina, ganhou notoriedade frei Hugolino Back.  No seu convento passava diariamente uma média de 300 pessoas para receber imposição das mãos.

Juntamente com o pesquisador catarinense Pedro Antônio Grisa, Frei Hugolino mergulhou nos estudos da psicologia e outras ciências, e proclamou que todos que tem reta intenção podem impor as mãos sobre os enfermos. Não se trata de um privilégio de apenas alguns iluminados.

Um estudo científico foi organizado pelo mencionado pesquisador,  Grisa. O frei começou impor as mãos sobre carnes cruas que arranjava no convento. Para surpresa, constatou-se que as carnes que ele impunha as mãos mumificavam, enquanto aquelas que não recebiam a imposição passaram a apodrecer.

Hoje o museu do convento do Espírito Santo, em Santo Amaro da Imperatriz, guarda as carnes mumificadas, além de mais de 200 laudos médicos de doenças curadas pelas mãos do frei. Isso só confirma a importância do gesto.

Então, o que impede você pai ou mãe impor as mãos sob seus filhos, quando rezar? Em primeiro lugar, é um mandato de Jesus para todos que crêem. Em segundo lugar, sua eficácia é atestada por muitos pesquisadores. Obviamente que você não deverá abandonar o médico. Quando se trata de doença, ele que sempre vai fornecer o veredicto final da cura.

Se vocês pais estão dispostos a ajudarem seus filhos ter mais saúde, com a imposição de mãos, vamos aprender. Primeiro escolha um lugar tranquilo, sem ruídos. Junto com seu filho (a) silencie, procurando respirar bem lentamente e profundo. Depois de alguns minutos, peça para ele (a) fechar os olhos. Em seguida pode impor as mãos sob a cabeça dele (a), preferencialmente onde sente dor, se for o caso.

Com as mãos impostas, você pode recitar alguma oração costumeira. Em seguida pode proferir palavras de fé, espontaneamente. Por exemplo: “Sinto nessa calma interior a presença de Deus que lhe fortalece e ampara, enchendo sua vida de saúde, de paz e harmonia”, ou ainda: “Vejo uma grande força dos céus que nesse momento vem lhe dar conforto e bem estar. E você cada vez mais se enche de paz, de harmonia e de saúde”.

A imposição de mãos pode ter a duração de aproximadamente cinco minutos. A autoridade do pai e da mãe unida à fé exercerá uma grande força capaz de encorajar, estimular o (a) filho (a) e realmente trazer benefícios na saúde. Faça a experiência! Garanto que muita coisa vai melhorar!

Portal do Peregrino


Para aprofundar, leia: GRISA, Pedro A; BACK, Hugolino. A Cura pela Imposição das Mãos. Edipappi: Florianópolis, SC, 1987.