Convertei-vos

A Liturgia deste segundo domingo do advento nos convida a nos despir dos valores egoístas que muitas vezes nos fascinam, para dar lugar em nós aos valores do Reino de Deus.

Na 1ª leitura (Is 11,1-10), Isaías apresenta um Enviado de Javé. É uma das maiores profecias do Antigo Testamento referentes ao Messias. Ele será descendente de Davi (Jessé é Pai de Davi), será animado pelo Espírito de Deus (Como na Criação), sobre Ele pousará o Espírito do Senhor (7 dons do Espírito Santo) e será portador da Justiça e da Paz. O Reino novo trazido por Jesus só poderá se estabelecer a partir de nossa conversão pessoal, familiar e comunitária.

Na 2ª leitura, (Rm 15,4-9) Paulo exorta os cristãos de Roma a viverem no amor, a fim de que louvem a Deus, com um só coração e uma só alma.

No Evangelho (Mt 3,1-12), João Batista anuncia que esse Reino está próximo, mas para que se torne realidade é preciso conversão. João Batista fascina o povo pelo seu estilo de vida austera, por viver no deserto e pela mensagem que traz. “Convertei-vos, porque o Reino dos céus está próximo…”, isto é: mudança de vida, de mentalidade e de coração… “Preparai o caminho do Senhor: endireitai as veredas”. O Batismo de João significava o arrependimento, o perdão dos pecados e a agregação ao povo fiel. Mas João avisa, que aquele que vem depois dele “batizará no Espírito Santo e no fogo…”.

Não é possível acolher aquele que vem se o nosso coração estiver cheio de egoísmo, de orgulho, de autossuficiência e de preocupação com os bens materiais. Cristo vem e espera uma pessoa nova para acolhê-lo.

Bom domingo!
Deus te abençoe.

Fonte: Diopuava


Dom Amilton Manoel da Silva, CP é um missionário passionista e  bispo diocesano de Guarapuava  PR.