Tudo está em constante mudança e mudanças ambientais muito sérias estão por vir, sorte que os humanos, apesar de preferirem a estabilidade, são muito adaptáveis.
Faz se necessário focar em ensinar habilidades como resiliência e inteligência emocional aos mais novos, para que tenham capacidade de lidar com suas emoções e com as emoções dos demais, pois em poucos anos as máquinas e os computadores estarão ocupando cada vez mais as vagas de trabalho disponíveis, mas as pessoas continuarão necessitadas de contato e cuidados.
Hoje o tempo de vida é dividido em duas partes, na primeira temos o tempo de aprendizado, onde os indivíduos estudam e se preparam, construindo-se a identidade, nossas habilidades pessoais e profissionais, para, na segunda parte dedicar-se ao trabalho. Na segunda parte da vida, se confiará nessas capacidades e habilidades para navegar pelo mundo, para viver e contribuir com a sociedade.
Para o futuro precisaremos nos adaptar e nos inventar a nós mesmos todos os dias, pois as mudanças serão rápidas. Ao invés de uma identidade fixa e inabalável como a de nossos bisavós e avós, que se assemelhavam a casas com estruturas muito bem fundamentadas e fixas, talvez seja preciso formar identidades com fortes valores humanos, mas que se assemelham a tendas que são desmontáveis e remontáveis. Mentalidades que se adaptem mudando a forma de pensar, reinventando-se a si mesmos com frequência e velocidade, mantendo os valores humanos como amor, bondade, justiça, compaixão e promoção da paz, pois estes sim são imutáveis na natureza Divina e humana desde a Criação.
Prepare seus filhos, alunos e netos para terem resiliência emocional e mental para mudar e se adaptar rapidamente, pois virão tempos em que ganhará quem puder se adaptar e for mais inteligente emocionalmente para lidar com altos níveis de estresse. Falo do Stress porque, por natureza, o ser humano não gosta de mudar, mas será forçado a isso.
Para lidar com a mudança, precisaremos deixar a nossa forma de pensar e conseguir se reinventar, precisará deixar pra lá coisas que já sabe e aventurar-se pelo desconhecido. Deixar ir embora o que já fez de melhor e arriscar-se ao Novo, que pode trazer sucesso, ou fracasso. Precisaremos, de modo a permanecer em mudança, nos sentirmos em casa com o desconhecido e com o caos, sem perdermos o equilíbrio emocional e mental.
Então, Márcia, quais são os métodos para criarmos uma mente mais flexível a partir de agora?
Praticar meditação para atenção plena, esportes, retiros e terapias, e acrescentaria, ler autores que pensar diferente e tem opiniões opostas às suas e se abrir para o que é diferente, pois parece que estamos vivendo dentro de bolhas, navegando só em conteúdos que gostamos, mas o mundo está mudando rápido e de diferentes formas. Que nossa capacidade de mudar alcance isso e se adapte.
Márcia Oliveira é Pós graduanda em Neurociências, Psicologia Positiva e Mindfulness, Bióloga e Terapeuta Holística, siga-a no Instagram @pormarciaoliviera.
Márcia Oliveira possui quatro Formações em Constelação Familiar e está cursando o nível Avançado nesta área. Fez Formações também em Programação Neurolinguística (PNL), Hipnose Ericksoniana, Psicogenealogia, Eneagrama, Acess Consciencious, Análise de Capacidade Cognitiva e outras Terapias Holísticas.