Jesus continua em Jericó. Ontem Ele fez o milagre da cura do Cego. Hoje o milagre da conversão de Zaqueu. Esse texto é carregado de significado. Primeiro: Zaqueu era um homem rico, não bem visto pelo povo, considerado uma pessoa impura, pelo fato de ser o chefe dos cobradores de impostos. Mas o seu desejo, a curiosidade de ver Jesus o fez arriscar. Sobe numa árvore.
A surpresa foi que Jesus o surpreende chamando-o pelo nome: Zaqueu desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa’’. Jesus se convida para ir à casa de Zaqueu. Ficar na casa significa tomar parte da família, da vida, dos sonhos. Resultado desse encontro foi a conversão de Zaqueu, acolhe a Boa Nova. ‘’Senhor, a metade dos meus bens darei aos pobres, e se prejudiquei alguém, vou devolver quatro vezes mais’’. Foi um encontro que mudou a vida. Percebe-se ai que a alegria toma conta de Zaqueu.
Jesus nos mostra que está sempre pronto a nos acolher, a ir ao nosso encontro. A nos conceder a graça da conversão. Para isso é necessário que nos aproximemos dele, que queiramos ir ao seu encontro, querer permanecer com ele, fazer a experiência de ser discípulo missionário. Deixar que ele nos fale ao coração, devolvendo-nos a verdadeira felicidade, resignificando a nossa vida como fez com Zaqueu.
Hoje, Jesus continua a se convidar para entrar nas nossas casas, a cear conosco, a falar ao nosso coração. Estamos dando espaço para o Senhor? Estamos tirando tempo para escutá-lo? Recordo uma canção que diz: ‘’Teu nome é Jesus Cristo está, sem casa, passa fome, é analfabeto, é desprezado, está sedento por um mundo de amor e de justiça, está doente, preso. Entre nós está e não o conhecemos, entre nós está e nós o desprezamos. ’’ Peçamos ao Senhor a graça de nunca fechar a porta aos outros, pois Ele nunca fechou para ninguém.