9 de julho
No mundo moderno os poderosos buscam dominar. Deus, porém, demonstra a grandeza dos humildes.
A 1ª leitura (Zc 9,9-10) descreve a volta do Rei vitorioso a Jerusalém. O povo aguardava uma entrada triunfal e o profeta Zacarias anuncia uma entrada humilde e pacífica, montando num jumento. Esta profecia faz lembrar a entrada de Jesus em Jerusalém. Com este gesto, o Messias conquistará os corações dos seres humanos, com o seu amor e não pelas armas.
Na 2ª leitura (Rm 8,9.11-13), Paulo ensina que a vida “segundo a carne” gera morte e que a vida “segundo o Espírito”, que recebemos no Batismo, gera vida. A vida no Espírito é que nos faz humildes.
O Evangelho (Mt 11,25-30) narra o retorno dos Apóstolos da 1ª Missão Apostólica. Os Apóstolos voltam cansados, mas alegres e exultantes. Jesus os escuta com muita atenção e interesse. Jesus faz uma oração de louvor, porque a proposta de salvação encontrou acolhimento no coração dos humildes. E Jesus acrescenta: “sim Pai, porque assim foi do teu agrado”. “Sim Pai” deve ser também o nosso caminho da Salvação. Será o princípio de uma vida nova e a origem de um novo amor. Quem vive esse “sim Pai”, encontra a Paz, que Cristo veio trazer. E Jesus faz 3 convites: “Vinde a mim…” temos indo a tantos lugares, e nem sempre a Jesus. “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração…”. O Coração de Jesus é uma escola onde se aprende mansidão e humildade. “Tomai o meu jugo…”. Vivemos pesados porque não buscamos a leveza de Deus. Quando os planos de Deus não correspondem aos nossos, rezemos com generosidade: “sim Pai”, porque assim foi do teu agrado”.
Como tenho buscado a mansidão e a humildade, dons do Coração de Jesus?
Deus te abençoe.
Fonte: Diopuava
Dom Amilton Manoel da Silva CP, é missionário passionista e bispo diocesano de Guarapuava PR.