Deus se revela e se comunica com as pessoas que aceitam o dom do Reino

Reflexão litúrgica: terça-feira, 05/12/2023
1ª Semana do Advento

 Na Liturgia desta terça-feira, 1ª Semana do Advento, na 1a Leitura (Is 11,1-10), vemos que o sonho do profeta Isaías é que todos sejam revestidos do Espírito do Senhor, não só o Messias. Isaías tem consciência de que isso traria boas consequências: superação da desconfiança, do medo do outro; superação de um mundo triste, desumano, neurótico; superação de ver no outro um inimigo do qual temos que nos proteger. O profeta sonha com um mundo onde todos possam se relacionar como família de irmãos queridos, onde seja “um por todos, todos por um, todos por todos, o tempo todo”.

O profeta expressa esse sonho usando uma linguagem com símbolos radicais, ele visa uma sociedade ideal: sem medo, sem inimigos, sem ameaças. Esta utopia, desejo do coração, deve acontecer na história. Devemos caminhar para um mundo reconciliado que seja realmente a morada de Deus.

No Evangelho (Lc 10,21-24), vemos que Jesus tomado pelo espírito, surpreende em sua oração agradecendo ao Pai porque sábios e entendidos não compreendem sua mensagem sobre o Reino. Se a entendessem, tratariam de desvirtuá-la e moldá-la de acordo com seus próprios interesses. Quem a compreende são os pobres, para os quais o Messias tem uma boa notícia de libertação, de vida plena com o acesso a Deus. E Jesus não só reza, mas também chama a atenção dos discípulos para a grandiosidade de sua obra libertadora, que eles estão tendo o privilégio de testemunhar e que deverão espalhar por todos os cantos.

Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus.

 


Padre Leomar Antonio Montagna é presbítero da Arquidiocese de Maringá, Paraná. Doutorando em Teologia e mestrado em Filosofia, ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR – Câmpus de Curitiba. Foi professor de Teologia na Faculdade Missioneira do Paraná – FAMIPAR – Cascavel, do Curso de Filosofia da PUCPR – Câmpus Maringá. Atualmente é Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças em Sarandi PR.