Deus sempre ampara com amor de mãe o seu povo

Reflexão litúrgica: quarta-feira,
30/03/2022 – 4ª Semana da Quaresma

Na Liturgia desta quarta-feira, IV Semana da Quaresma, vemos, na 1a Leitura (Is 49,8-15), que, o amor eterno de Deus para com seu povo é maior que o amor de uma mãe para com seus filhos. O Profeta Isaías nos diz que Deus ampara (amor de mãe) seu povo. Deus, assim como a boa mãe, ama o filho, não porque, necessariamente, é bom, mas porque é filho.

No Evangelho (Jo 5,17-30), vemos que em tudo o que faz, Deus procura dar a vida, e sua maior obra é a ressurreição. Ressuscitar não é apenas voltar à vida física, mas levantar-se para começar vida nova e transformada. A fé em Jesus, que é compromisso com sua palavra e ação, leva o povo a começar a vida nova da ressurreição, organizando-se como família dos filhos de Deus e irmãos de Jesus. Assim, a morte já está sendo vencida, e o será definitivamente na ressurreição final.

Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus.


Padre Leomar Antonio Montagna é presbítero da Arquidiocese de Maringá, Paraná. Doutorando em Teologia e mestrado em Filosofia, ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR – Câmpus de Curitiba. Foi professor de Teologia na Faculdade Missioneira do Paraná – FAMIPAR – Cascavel, do Curso de Filosofia da PUCPR – Câmpus Maringá. Atualmente é Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças em Sarandi PR.