A diocese de Alagoinhas (BA) comunicou o falecimento do seu bispo emérito, dom Jaime Mota de Farias, 95 anos, ocorrido na noite desta segunda-feira, 12 de abril. Dom Jaime estava acometido de Alzheimer e nos últimos dias o seu quadro se agravou.
O corpo será velado, a partir das 5h desta terça-feira, 13 de abril, na catedral Santo Antônio, em Alagoinhas. Devido a um decreto municipal, a capacidade da igreja será limitada a 30% da lotação.
Biografia e trajetória eclesial
Dom Jaime nasceu em São Bento do Una, interior de Pernambuco, no dia 12 de novembro de 1925. Foi ordenado sacerdote no dia 25 de agosto de 1957 e nomeado bispo auxiliar da diocese de Nazaré da Mata (PE) no dia 21 de julho de 1982.
Sagrou-se bispo em Garanhus (PE) no dia 11 de setembro de 1982. Três anos depois, foi nomeado como o segundo bispo da diocese de Alagoinhas, permanecendo no cargo até 24 de abril de 2002, quando apresentou sua renúncia ao então Papa João Paulo II.
Após a posse do novo bispo diocesano, dom Jaime permaneceu residindo em Alagoinha e participando das diversas atividades pastorais da diocese, além de celebrar missas em sua residência e em comunidades e paróquias daquela Igreja particular.