Dom Amilton Manoel da Silva tomou posse como o quinto bispo da diocese de Guarapuava (PR) em celebração realizada no último sábado, 18 de julho, na Catedral Nossa Senhora de Belém. A cerimônia foi prestigiada por bispos do Regional Sul 2, sacerdotes e lideranças comunitárias, civis e militares de Guarapuava e região.
Em sua homilia Dom Amilton fez referência às milhares de pessoas que gostariam de estar na Catedral e ressaltou que mesmo o momento extraordinário de pandemia não impede um momento de comunhão.
Ainda na homilia, Dom Amilton apresentou um projeto de evangelização na Diocese, fundamentado a partir de seu lema episcopal: Gloriar-se na Cruz de Cristo, trecho do texto de Gálatas. Segundo ele, a escolha desse texto bíblico vai ao encontro do fundamento em uma Diocese: a glória de Deus e a Salvação do seu povo. Conforme Dom Amilton, a afirmação Gloriar-se na cruz de Cristo, proferida pelo apóstolo Paulo aos Gálatas, fazia uma oposição para aqueles que buscavam a glória pessoal, com desejos próprios. O bispo ressaltou a necessidade do serviço para Igreja, não para projetos pessoais ou de grupos.
Dom Amilton ainda ressaltou a diversidade presente na Igreja e a necessidade de termos consciência de que unidos formamos o Corpo Místico de Cristo e que a divisão fere a Igreja. Por isso, a unidade é um desafio. Ainda alicerçado em seu lema: Gloriar-se na Cruz de Cristo, Dom Amilton ressaltou a necessidade de se assumir a cruz como metodologia do seguimento de Cristo.
Por fim, Dom Amilton chamou a atenção para o fato de que muitos não consideram Jesus Cristo como Deus humanado, mas o seguem por ideologia. Isso, não caracteriza Igreja, alertou Dom Amilton. Ele afirmou que é Jesus quem dá sentido a vida de todos nós.